(Foto/Divulgação)
Secretaria de Segurança Pública (SSP) oficializa, nesta quinta-feira (8), às 10h, o novo comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba. A solenidade de posse será realizada no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa, e será aberta ao público.
Assume o comando da corporação o guarda municipal Danilson de Freitas, que passa a coordenar as atividades administrativas e operacionais da GCM, composta por 125 integrantes. Com formação em Gestão Pública e pós-graduação em Direito Processual Penal, o novo comandante possui ampla experiência na área de segurança pública e, também, se destaca no esporte, com títulos nacionais e internacionais no jiu-jitsu.
Natural de Sobradinho, no Distrito Federal, Danilson mudou-se para Uberaba em 2019, após aprovação em concurso público, e ingressou oficialmente na Guarda Civil Municipal em 2020. Desde então, destacou-se pelo desempenho profissional, disciplina e comprometimento com o serviço público, atuando em funções estratégicas dentro da corporação.
Entre as atividades desempenhadas estão o policiamento sentinela do acervo de armas da GCM, a fiscalização do cumprimento de decretos municipais durante a pandemia da Covid-19 e a segurança do Gabinete do Poder Executivo. Pelos serviços prestados, recebeu registros de notas meritórias.
Antes de integrar a Guarda Civil Municipal, Danilson atuou como supervisor de segurança em empresa privada, em Brasília. Atualmente, cursa Direito na Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac), em Uberaba.
O atual comandante, Marcelo Santos, encerra a gestão iniciada em janeiro de 2023, período marcado por avanços institucionais, como a aprovação do Plano de Cargos e Salários, a criação da Patrulha Maria da Penha, a implantação dos Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e o fortalecimento da atuação integrada com outras forças de segurança.
Além da carreira na segurança pública, Danilson de Freitas acumula mais de 15 títulos no jiu-jitsu, incluindo conquistas de campeão brasileiro, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), e campeão mundial, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).