NOTÍCIA BOA

Uberaba pode receber unidade de fertilizantes nitrogenados

Marconi Lima
Publicado em 05/01/2026 às 22:27
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

O município de Uberaba pode ser contemplado com a instalação de uma Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN), com previsão de início de operação em até cinco anos. O assunto foi destaque no Portal de notícias O Fator, de Belo Horizonte. A indicação consta no Plano Decenal de Expansão de Energia 2026–2035 (PDE 2035), elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).

Divulgado no fim de dezembro, o plano considera a existência de demanda associada à produção de fertilizantes no Triângulo Mineiro. Segundo a EPE, essa demanda poderá ser atendida por uma nova planta industrial movida a gás natural ou pela adaptação de unidades já existentes, com possibilidade de uso do insumo no polo industrial de Uberaba.

A eventual implantação da UFN teria impacto direto no consumo de gás natural em Minas Gerais, que não é estado produtor e depende da integração à malha nacional de transporte. Por isso, o prazo estimado está condicionado à construção de um gasoduto de suprimento, considerado essencial para a viabilidade do projeto. O investimento previsto para essa infraestrutura é de cerca de R$5 bilhões e o empreendimento já consta no Plano Indicativo de Gasodutos de Transporte (PIG 2024).

De acordo com a EPE, projetos industriais desse porte funcionam como “âncoras de demanda”, ajudando a viabilizar investimentos em transporte e distribuição de gás. No planejamento federal, a unidade em Uberaba aparece como potencial vetor de interiorização do gás natural e de fortalecimento do consumo industrial em Minas.

A produção de fertilizantes nitrogenados integra o chamado downstream do gás natural, no qual o insumo é utilizado como matéria-prima para a fabricação de amônia e ureia, produtos estratégicos para o agronegócio. O PDE 2035 aponta esse segmento como um dos principais motores do crescimento da demanda de gás no país, sustentado pela expectativa de aumento da oferta nacional, especialmente com a produção do pré-sal.

Uberaba já foi alvo de um projeto semelhante. Em 2014, a Petrobras iniciou a construção de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados no município, mas o empreendimento acabou paralisado antes de entrar em operação, em meio a mudanças estratégicas da estatal e à falta de infraestrutura adequada de gás natural.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por