Possível extinção de órgãos estaduais em Uberaba foi questionada pelo Legislativo. Um requerimento foi apresentado esta semana pelo vereador Elias Divino (Pode) e solicitou esclarecimentos quanto a rumores de fechamento da Superintendência Regional de Ensino e da Gerência Regional de Saúde na cidade.
No ofício, o parlamentar requer a intervenção da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) para que o governo mineiro envie informações à Câmara Municipal sobre a possível extinção das duas superintendências. Ele também posicionou que, se confirmada a intenção de fechar os órgãos, é necessária uma atuação para evitar que Uberaba sofra perdas.
Segundo Divino, a denúncia sobre o fechamento das duas superintendências foi recebida pela equipe do gabinete e o objetivo com o requerimento enviado à Prefeitura é verificar se já existem tratativas para impedir a saída dos dois órgãos. Ele também informou que, até o momento, ainda não obteve resposta do Executivo sobre a situação.
Acionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais declarou que a informação sobre o fechamento da jurisdição pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Uberaba não procede. “Não há nenhuma discussão sobre o assunto em andamento”, continua a nota.
A assessoria de imprensa da Regional de Saúde também foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.
Os rumores sobre o fechamento das superintendências geraram mobilização porque, no ano passado, a cidade já perdeu a Delegacia da Receita Federal, que foi transformada em Agência de Atendimento e agora é subordinada à unidade da RF em Uberlândia.
A mudança ocorreu devido à reestruturação nacional do órgão para redução de despesas. Dos 40 servidores que atuavam em Uberaba, seis permaneceram na agência local. Os demais foram remanejados para a Delegacia de Uberlândia.