Vereador Marcos Jammal diz que a oposição vota projetos do Executivo que são de interesse da População, mas a base do governo não age da mesma forma (Foto/Divulgação)
Durante entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM, o vereador Marcos Jammal (PSDB) reclamou da falta de reciprocidade do Executivo para com a oposição. De acordo com o vereador, o grupo de parlamentares não alinhados com a Administração Municipal não obstrui ou vota contrário a projetos de autoria da prefeita Elisa Araújo (PSD), desde que considerados relevantes para o município. Porém, não haveria por parte do governo a mesma relação institucional.
O vereador afirmou que o bloco de oposição não faz politicagem, que vota a favor de todas as matérias consideradas importantes para o cidadão. Ele pediu reciprocidade. Conforme Jammal, os vereadores da base aliada também poderiam adotar o mesmo comportamento dos opositores da prefeita Elisa, em projetos que, segundo o tucano, trazem benefícios para o município.
“Gostaria que os vereadores da base votassem em favor da população, e não atendendo à determinação do governo. Pode consultar os projetos do Executivo que foram votados pelos vereadores de oposição. Todos aqueles que entendemos serem bons para a cidade nós votamos”, afirmou.
Ele citou como exemplo o colega de partido vereador Tulio Micheli (PSDB). Para Jammal, o vereador apresentou bons projetos, mas foram rejeitados. “Veja, por exemplo, a situação dos reservatórios [Tulio apresentou projeto tornando obrigatória a divulgação da armazenagem de água dos reservatórios de água da Codau]. Alegaram inconstitucionalidade e votaram contra. No dia seguinte, o Ministério Público se manifestou pela constitucionalidade da matéria. E aí eu questiono como ficam os vereadores que votaram contra o projeto? Eles ficam confortáveis com essa situação?”, questionou Jammal.
Marcos Jammal avalia que a população percebe o comportamento da base aliada e são cobrados certos posicionamentos em favor do Executivo. “Isso é o compromisso dos vereadores eleitos?”, mais uma vez questiona o parlamentar.
O líder do governo na Câmara Municipal de Uberaba (CMU), vereador Almir Silva (Republicanos), disse que não há retaliação para com a oposição. Segundo ele, todos os projetos de interesse do município são votados conforme a consciência de cada vereador.
“Posso garantir, como líder do governo na Câmara, que da minha parte não existe retaliação. Voto conscientemente em qualquer projeto em favor de Uberaba. E acredito que os vereadores da base do governo também o fazem, sem retaliação. Essa sempre foi minha postura, trabalhar em favor de Uberaba”, frisou.