Esquenta a disputa na sucessão da Mesa Diretora. O vereador José Severino Rosa (PT) anunciou pré-candidatura à presidência da Câmara, elevando para cinco o número de parlamentares interessados em conduzir o Legislativo no biênio 2011/2012.
Informação “vazou” com discrição ontem nos bastidores políticos por observadores atentos ao processo. Questionado, o petista confirmou com serenidade sua disposição em participar da eleição, afirmando que irá se pronunciar oficialmente na próxima semana.
Antecipou apenas estar preparado para o desafio e que vem sendo procurado por alguns colegas. Afirmou, contudo, não ter conversado com ninguém a respeito.
Seguem na disputa os republicanos Samuel Pereira e Almir Silva. Este disse não ter articulado nada na última semana em razão da morte de um amigo e colaborador, ficando alguns dias fora de Uberaba. Reiterou não haver “racha” na base partidária, tampouco confronto com o colega de plenário.
Samuel, por sua vez, usa de cordialidade para abordar os colegas, não externando como está conduzindo a campanha. Ao ser questionado, ao invés de palavras, preferiu apenas sorrir.
O oposicionista Itamar Ribeiro (DEM), que na última semana declarou que não tinha os votos necessários para alçá-lo à presidência, reapareceu com outro discurso. Disse que “se a eleição fosse ontem, sem medo de errar, teria o apoio necessário para conquistar pela primeira vez o cargo após quatro mandatos”.
Mais tarde, fonte garantiu à reportagem que o primeiro-secretário Luiz Dutra (PDT) não tem o apoio fechado do “grupo dos sete” que elegeu Lourival dos Santos (PCdoB) e se comprometeu a apoiá-lo este ano.
Procurado, o candidato disse respeitar a posição de cada um, já tendo demonstrado seu companheirismo e lealdade. Segundo ele, é inerente ao processo político a difusão de informações contraditórias.