(Foto/Divulgação)
No contexto do Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher, lembrado em 25 de novembro, o vereador Diego Rodrigues (PDT) levou ao plenário da Câmara Municipal, na tarde de ontem (24), novos alertas sobre o aumento dos casos de agressões no país e a necessidade de reforço das políticas públicas de proteção em Uberaba.
Dados do Ligue 180, principal canal nacional de denúncia e acolhimento, mostram que o serviço já realizou mais de 16 milhões de atendimentos em duas décadas. Apenas nos dez primeiros meses de 2025 houve aumento de 33% no número de chamadas, em comparação ao mesmo período do ano anterior. São Paulo lidera o ranking de denúncias, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Diante desse cenário, Diego solicitou à Prefeitura de Uberaba informações sobre a viabilidade de o município, em parceria com o governo de Minas, receber de forma periódica ou permanente a unidade móvel conhecida como “Ônibus Lilás”, estrutura estadual voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Segundo o vereador, o veículo funciona como equipamento itinerante de atendimento, oferecendo orientação, acolhimento, apoio psicossocial e encaminhamentos, especialmente em regiões com menor oferta de serviços especializados.
Para Diego, a presença do “Ônibus Lilás” em Uberaba fortaleceria a rede de proteção local. Ele argumenta que, além de ampliar o alcance das políticas públicas, a iniciativa facilitaria o acesso das mulheres aos serviços e contribuiria para a divulgação de direitos e dos canais de denúncia. A pesquisa nacional mostra ainda, que 67% das brasileiras conhecem pouco a Lei Maria da Penha, e 11% desconhecem totalmente seu conteúdo.
O vereador também apresentou pedido à prefeita Elisa Araújo (PSD) para que agentes comunitários de saúde recebam treinamento específico para identificar sinais de violência física e psicológica contra mulheres. Ele destaca, que esses profissionais, por acompanharem de perto a rotina das famílias, estão em posição estratégica para identificar situações de vulnerabilidade. A capacitação, segundo Diego, garantiria abordagens mais seguras, sigilosas e adequadas, contribuindo para a redução da subnotificação e para a proteção das vítimas.
O Ligue 180 permanece como o serviço oficial do governo federal para acolhimento e denúncias. O canal é gratuito, sigiloso, funciona 24 horas por dia, inclusive feriados, e também atende via WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180.