A qualidade da água distribuída pelo Codau foi criticada ontem, durante a sessão plenária da Câmara, pelo vereador Samuel Pereira (PR).
Disse o republicano que o líquido está chegando às torneiras com a qualidade duvidosa devido à sujeira. Em algumas situações, segundo ele, não permite sequer a lavagem de roupas. Ao avançar nas críticas, afirmou ter comprado água mineral em sua residência para preparar o almoço ontem.
Embora a presidência do Codau seja interinamente exercida pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), Samuel Pereira solicitou a ida de representantes ao plenário a fim de proceder às explicações para a comunidade.
O peemedebista Marcelo Machado Borges aproveitou para alfinetar a autarquia, afirmando ter faltado água no domingo em toda a cidade e ainda que o “Codau está um caco”.
Em nota enviada à redação, a assessoria de imprensa do Codau justificou a reclamação dos vereadores. Alegou que a obra de conclusão para implantar adutora na rua dos Mascates, no Boa Vista, domingo, gerou a interrupção do abastecimento em diversos bairros.
A nota esclarece ainda a entrada de sujeira em algumas redes decorrente da finalização da obra. O Codau, visando a solucionar o problema, abriu diversas válvulas de descarga instaladas nas pontas de redes durante duas horas para limpar toda a extensão da estrutura distribuidora de água.
A operação teve êxito, excetuando alguns pontos, já que esta adutora em particular ramifica-se em várias outras, dificultando o total controle. Portanto, segundo o Codau, o problema de partículas que ficaram na rede foi transitório. A nota é finalizada reiterando a busca pela autarquia na qualidade dos serviços prestados, bem como na oferta de água.