Organização do cerimonial na visita de Lula gerou descontentamento, ontem, no plenário da Câmara. Pouco antes da chegada do presidente, com a sessão em andamento, o secretário de Comunicação do Legislativo, Denis Silva, ocupou a tribuna, relatando as diretrizes impostas pela equipe presidencial.
Embora o jornalista tenha passado o fim de semana trabalhando junto ao cerimonial, não foi possível credenciar todos os vereadores para a área vip. Quando da entrega do Título de Cidadania Uberabense, único representante da Câmara no palco seria José Severino Rosa (PT), autor da homenagem. Também foi solicitada a presença dos vereadores no Centro de Eventos da ABCZ com no mínimo uma hora de antecedência, tendo em vista a disponibilidade de apenas mil lugares.
Afirmação conduziu o líder de oposição, Itamar Ribeiro (DEM), a protestar, dizendo que “CMU está desmoralizada”. O vereador se recusou a ir à solenidade.
Marcelo Borjão (PMDB) reiterou ser uma vergonha apoiar a iniciativa de José Severino, tendo os vereadores sido alijados da cerimônia. Protesto também repercutiu no comentário de Carlos Godoy (PTB). Ele disse enxergar má vontade da Presidência com o Poder Legislativo Municipal. “Não tenho ídolos e heróis, apenas prego a igualdade entre todos. Somos parlamento do município, representando 300 mil habitantes”, ponderou.
Ao ser informado da insatisfação dos vereadores, o secretário de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira (PR), foi ao plenário acompanhado do chefe do cerimonial para reiterar “que os vereadores eram bem-vindos”. Entretanto, com o mal-estar instalado, a maioria não compareceu ao Centro de Eventos.