POLÍTICA

Vereadores solicitam ao secretário de Saúde estudo sobre viabilidade de municipalizar o Hospital Regional

Cogita-se a possibilidade, levantada também noutros momentos, em virtude da baixa contribuição financeira de municípios da região com o custeio da unidade

Gisele Barcelos
Publicado em 11/11/2022 às 16:52Atualizado em 15/12/2022 às 23:28
Compartilhar

 

Legislativo solicitou que Prefeitura faça um estudo técnico para verificar a viabilidade de municipalizar o Hospital Regional em Uberaba. O apelo foi feito por vereadores em plenário esta semana, aproveitando a presença do secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, na última sessão.

Não é a primeira vez que a possibilidade de municipalizar o Hospital Regional é cogitada. A medida chegou a ser avaliada pelo ex-prefeito Paulo Piau (MDB) devido à baixa contribuição financeira das cidades do Triângulo Sul para o custeio da unidade, mas foi descartada na época. Sem grande avanço nos repasses da região, o assunto agora voltou à pauta.

Durante a sabatina com o titular da pasta na Câmara, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Wander Araújo (PSC), posicionou que é preciso fazer um estudo técnico para identificar os prós e os contras de municipalizar o Hospital Regional. “Acho que a gente vai perder muito recurso da União e do Estado”, disse.

Já o vereador Marcos Jammal (MDB) manifestou que a maioria das prefeituras da região não colabora financeiramente para a manutenção do Hospital Regional e o Estado repassa um valor pequeno para o custeio, enquanto a Prefeitura arca com uma grande parcela para manter a estrutura em funcionamento. Por isso, o parlamentar defendeu a municipalização como uma forma de priorizar o atendimento da demanda local.

Diante dos apelos, o secretário não fez oposição a realizar o estudo, mas ressaltou que a questão é complexa. Sétimo ponderou que é preciso levar em consideração que falta estrutura nas cidades menores da região para atendimento em Saúde, porém, também argumentou que a Prefeitura de Uberaba não tem condições financeiras para arcar sozinha com as despesas de manutenção do Hospital Regional. “A gente tem que achar uma solução para isso. A gente não pode ficar bancando sozinho. Talvez municipalizar seja uma solução”, admitiu.

No entanto, o titular da Saúde ressaltou que a escolha de municipalizar o HR não é exclusiva da Prefeitura. Segundo ele, a decisão precisa ser tomada de comum acordo com o governo estadual para evitar que as pessoas da região fiquem desprovidas de atendimento em Saúde.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por