Aconteceu ontem a assinatura da ordem de serviço para mais uma etapa de obras da estrutura da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba. Foto/Divulgação
Com assinatura de ordem de serviço ontem, a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) Uberaba deverá estar com os primeiros lotes disponíveis para instalação de empresas até o fim do primeiro semestre de 2023. Inicialmente, 10 terrenos serão liberados para a instalação de empreendimentos no local.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, a Prefeitura já contratou empresa para construir toda a estrutura administrativa de escritórios, para a futura instalação da Receita Federal, mas optou por realizar o loteamento da ZPE de forma gradual e incluiu somente uma parte do arruamento no atual pacote de obras.
O titular da pasta explicou, que o projeto integral da ZPE prevê 61 lotes, distribuídos em três ruas principais, porém, apenas uma via será aberta no momento. “Vamos fazer toda a infraestrutura do primeiro trecho, com implantação também das redes de água, esgoto, energia e drenagem pluvial. Isso vai liberar de imediato 10 lotes. Assim, teremos condição para que o Ministério da Economia e a Receita Federal venham fazer a vistoria final e nos autorizem para receber as primeiras empresas no local”, acrescentou.
A empreiteira tem prazo de oito meses para concluir a obra dos prédios administrativos e toda a infraestrutura da primeira rua do loteamento. Com isso, o trecho inicial deve estar pronto entre junho e julho do ano que vem, se não houver atrasos. O investimento será de R$5.649.815,17
Conforme o secretário, posteriormente, será aberta nova licitação para a implantação do restante do arruamento e infraestrutura. “Na medida em que começarmos a ocupar os 10 primeiros lotes, a gente pavimenta as outras duas para não fazer o investimento todo de uma vez. Pode ser uma ou duas licitações. Vai depender da velocidade da chegada das empresas. Não justifica fazer um grande investimento todo de uma vez, pois não conseguimos colocar 60 empresas aqui do dia para a noite”, manifestou.
A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) reforçou, que a expectativa é que o interesse pela ZPE aumente a partir de agora, com os passos dados para a concretização do empreendimento.
Segundo ela, atualmente, já existem seis empresas em tratativas avançadas para instalação no local, mas os nomes não podem ser divulgados até a assinatura do protocolo de intenções.