SAÚDE

Endometriose pode comprometer a fertilidade da mulher, diz especialista

Rafaella Massa
Publicado em 12/03/2022 às 16:33Atualizado em 18/12/2022 às 18:49
Compartilhar

A saúde da mulher passa pelo aparelho reprodutor, que, a exemplo das demais áreas do corpo humano, também sofre com doenças silenciosas. É o caso da endometriose, que acontece quando o tecido endometrial surge fora da camada mais interna do útero.

Segundo a ginecologista Daniela Diniz, esse tecido pode aparecer na cavidade pélvica, na camada muscular do útero, também conhecido como o miométrio, nos ovários e até na cicatriz deixada pelos partos cesariana. “Existem diversas teorias sobre como pode surgir a endometriose, no entanto, sua causa permanece ainda desconhecida”, explica a especialista.

A doença tem característica inflamatória e pode afetar outros órgãos, como bexiga e intestino. Dados das organizações de saúde apontam que cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva têm ou podem ter endometriose, porém, muitas nem sabem o que a doença significa ou seus efeitos na qualidade de vida.

Apesar de existirem casos em que a paciente não apresenta sintomas, em outros pode ocorrer dor pélvica, que é o principal sintoma. Esta dor se apresenta como severa e cíclica, além de poder estar associada ao fluxo menstrual intenso, pois coincide com a menstruação. “Em casos de endometriose profunda, os sintomas podem incluir dor na relação sexual, dor no fundo das costas e fundo da barriga. Se a bexiga ou intestino grosso estiverem acometidos, a paciente pode apresentar alterações urinárias e intestinais associadas, principalmente durante o período menstrual”, esclarece Daniela. Em casos graves, a endometriose pode causar infertilidade.

Além de poder causar dor pélvica e poder levar à infertilidade, a endometriose pode causar sangramento anormal. O conjunto de seus sintomas muitas vezes afetam a vida sexual e emocional das pacientes, comprometendo a qualidade de vida.

Daniela Diniz afirma que o tratamento para a doença dependerá de alguns fatores, como idade, gravidade dos sintomas, gravidade da doença, e se a mulher deseja ter filhos. “O objetivo do tratamento é, principalmente, aliviar a dor e o sangramento anormal, muitas vezes através da interrupção do ciclo menstrual. Existe o tratamento clínico, o qual inclui medicações analgésicas e hormonais, e existe a opção do tratamento cirúrgico – a videolaparoscopia, para retirada dos focos de endometriose”, finaliza.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por