Na obra O Teatro em Uberaba (blog Bibliografia Sobre Uberaba) reúnem-se ensaios referentes ao teatro em Uberaba que se conseguiu localizar, já que possivelmente outros podem existir, principalmente nas páginas hoje históricas dos jornais Gazeta de Uberaba, Lavoura e Comércio e Correio Católico.
À medida de sua existência e localização, poderão ser acrescentados, já que a flexibilidade da edição eletrônica propicia essa incorporação.
Desses ensaios, destacam-se sobremaneira – por sua abrangência, amplitude e riqueza de pormenores – os de autoria do sempre presente Hildebrando Pontes (A Arte Dramática em Uberaba – Teatro São Luís) e do escritor e historiador Mário Edson Ferreira de Andrade (O Teatro em Uberaba de 1933 a 1968), autor do livro História do Triângulo Mineiro (2013).
O trabalho de Hildebrando foca pincipalmente, como seu próprio título indica, o teatro São Luís, por sua imprescindibilidade como espaço propiciatório e até incentivador das apresentações teatrais no então pequeno burgo isolado na imensa amplidão do interior brasileiro.
À evidência, que, sem esse palco (nos sentidos amplo e estrito), as atividades teatrais na já então cidade sofressem restrições qualitativas e quantitativas, desenvolvendo-se o caráter e a ambiência cultural e social de Uberaba de maneira diversa da ocorrida.
O ensaio de Hildebrando resgata, pois, para sempre, os primórdios e o desenvolvimento do teatro uberabense em todo o século XIX, sem o que nada ou muito pouco dele se saberia.
Já o também substancioso levantamento procedido por Mário Edson Ferreira de Andrade apanha o desenvolvimento teatral uberabense no início da década de 1930 e o traz, minuciosa e competentemente, até a fervilhante década de 1960.
Tentando suprir o lapso temporal entre os períodos abrangidos por esses ensaios, são informadas, no ensaio “O Teatro em Uberaba no século XX e inícios do XXI”, de maneira panorâmica e não pormenorizada, os principais eventos teatrais ocorridos na cidade não só interregno de 1903 e 1933, mas em todo o século XX e princípios do XXI, em textos extraídos do livro Atividades Culturais em Uberaba – 1815 a 2015 (também no blog Bibliografia Sobre Uberaba), onde essas atividades são contextualizadas por décadas.
Além disso, da criação e atividades do Teatro Experimental de Uberaba (1965) até início do século XXI, diversos grupos teatrais são enfocados e seu resultado também vem estampado neste livro, ressalvando-se que eles não abrangem por completo todas as inúmeras atividades teatrais procedidas em Uberaba no período, o que certamente, espera-se, será efetuado no futuro em trabalhos específicos.
De todo modo, a recolta e a divulgação dos textos reunidos e publicados, por seu levantamento fático, em muitos casos minucioso e preciso, e por sua distinção temporal (de meados da década de 1830 a 2015), permitem ampla e sistêmica visão do processamento do teatro em Uberaba de seus primórdios aos dias que passam.
Guido Bilharinho
Advogado em Uberaba e editor das revistas culturais eletrônicas Primax (Arte e Cultura), Nexos (Estudos Regionais) e Silfo (Autores Uberabenses)