A estratégia prevê cooperação em situações de emergência, garantindo resposta mais rápida e eficiente (Foto/Divulgação)
Com o período de estiagem já em andamento, o Corpo de Bombeiros reforça em Uberaba a importância das ações preventivas para reduzir o risco de incêndios. Segundo o Tenente BM Rafael Queiroz, além do combate direto às chamas, a corporação mantém uma série de iniciativas de preparação junto à comunidade, empresas e órgãos públicos.
Entre as medidas está o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), realizado em parceria com prefeituras da região e empresas privadas. A estratégia prevê cooperação em situações de emergência, garantindo resposta mais rápida e eficiente. “Nosso trabalho de prevenção começou ainda no início do ano, com reuniões, orientações e eventos voltados para conscientizar a população e preparar as instituições”, explicou o oficial.
Neste ano, o Corpo de Bombeiros promoveu o lançamento oficial do plano de preparação e resposta ao período de estiagem, em maio, reunindo comunidade, autoridades e representantes de instituições que atuam na prevenção e no combate a incêndios, para apresentar dados e reforçar a necessidade de cuidados redobrados. Também foram realizadas palestras em comunidades como Santa Fé, e treinamentos em indústrias, com destaque para a capacitação de 137 brigadistas em cervejaria de Uberaba, área que sofreu com incêndios intensos em 2024.
Além disso, a corporação mantém um centro de treinamento próprio, onde são formados brigadistas orgânicos e florestais, que atuam diretamente em ocorrências de grande porte. “No período de estiagem entramos na fase de combate, mas continuamos investindo em prevenção. Hoje, por exemplo, já utilizamos o monitoramento por satélite para identificar os pontos críticos e gerenciar melhor os recursos”, completou Queiroz.
O Corpo de Bombeiros destaca que, diante da seca e da baixa umidade do ar, a participação da população é essencial para evitar queimadas, já que a prevenção reduz não apenas o risco de incêndios, mas também o desperdício de água, recurso cada vez mais valioso nesta época do ano.
Confira ainda: Risco de incêndios dispara com baixa umidade e ventos no Triângulo, inclusive em Uberaba