(Foto/Divulgação)
Crianças e adolescentes em acolhimento institucional e os usuários da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), assistiram, nesta segunda-feira (7), à estreia do filme Eterna Companhia, do diretor Mário Assunção. A exibição do curta-metragem ocorreu no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, em uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a ArteBarata Filmes.
O filme, produzido via Lei Paulo Gustavo, conta a história de Luiz (Gabriel Moares) que, abalado pela morte da esposa (Mariana Mantovani), reencontra a esperança no vínculo com o cachorro do casal. Segundo Assunção, Eterna Companhia "é um drama sensível sobre luto, conexão e a certeza de que, mesmo nos momentos mais sombrios, nunca estamos verdadeiramente sozinhos."
Ao todo, cerca de 120 pessoas acompanharam a estreia do filme. "A proposta é ampliar o acesso à cultura para o público atendido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e promover a socialização", destacou a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Anna Maia.
A sessão da tarde contou com pipoca, refrigerante e a presença da golden retriever que interpreta o cão do casal na obra. A aposentada Luzia Moreira da Silva, de 75 anos, disse que há anos não participava de uma matinê de cinema. “Adorei! É bom para a memória, para relembrar muitas coisas, né?", comentou.
Conforme a gerente da Casa Catarina Souto, Janaína Santos, momentos como esse são importantes para os acolhidos, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A unidade acolhe meninos de 7 a 13 anos sob medida protetiva. “Os filmes ampliam o universo de experiências das crianças, estimulando a imaginação, a criatividade, o senso crítico e a capacidade de questionar e interpretar diferentes realidades”, pontuou.
A próxima exibição do curta-metragem, dessa vez aberta ao público, está prevista para 12 de setembro, no Centro Cultural Cecília Palmério.