(Foto/Divulgação)
O Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde visitou nesta terça-feira (8) o Asilo Santo Antônio, em ação sobre a importância da prevenção, diagnóstico e saúde oral. A ação, que contemplou mais de 50 idosos atendidos pela instituição, contou com a participação de oito dentistas e seis auxiliares de saúde bucal da Prefeitura de Uberaba.
Segundo a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Nomelini, as orientações de prevenção para os idosos são as mesmas que para os outros pacientes, incluindo escovar os dentes após as refeições, usar fio dental, higienizar as próteses e averiguar a boca, se não tem nenhuma ferida ou afta.
Ela acrescenta que a prevenção é a melhor atitude. "Abordar o câncer bucal em idosos institucionalizados é essencial, já que esse grupo apresenta fatores de risco elevados, como idade avançada, tabagismo, etilismo e uso prolongado de próteses mal-adaptadas, que podem causar traumas crônicos na mucosa oral", destacou Márcia.
Ao longo do ano, os profissionais do Departamento de Saúde Bucal da SMS proferem palestras de conscientização no programa Sala de Espera das unidades de saúde do município e em instituições diversas.
No primeiro quadrimestre de 2025, foram registrados 50.299 procedimentos odontológicos na Atenção Primária e mais de 8 mil na Atenção Secundária. No Pronto Atendimento Odontopediátrico, foram 2.365 e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito, 1.693.
Gratuito – Os atendimentos odontológicos são ofertados nas UBSs, porta de entrada para os procedimentos simples e complexos. Para receber o atendimento odontológico, o paciente precisa procurar uma unidade mais próxima de sua residência para avaliação. Após análise, ele é encaminhado para agendamento de acordo com as necessidades e a disponibilidade da agenda da unidade de saúde.