(Foto/Luiz Gustavo Rezende)
A Feira da Agricultura Familiar movimentou o Calçadão da Rua Artur Machado na manhã desta terça-feira (8) em Uberaba. A atividade promovida pela Secretaria do Agronegócio (Sagri) visou comemorar, de forma antecipada, o Dia do Agricultor Familiar, no próximo 24 de julho.
Ao todo, 16 horticultores, artesãos e comerciantes participaram da mostra no Calçadão, que contou com apoio da Emater, do Sindicato Rural de Uberaba (SRU) e da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra).
A comercialização apresentou diversificada linha de produtos, desde os hortifrutigranjeiros (carro-chefe), passando pelo setor de alimentação, com pastéis, pão com linguiça e garapa, até artesanato, com acessórios e chinelos, além de cachaças, dentre outros.
O evento teve ainda Vacina Aqui, disponibilizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e show musical, ofertado pela Fundação Cultural de Uberaba.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, ficou satisfeito com a adesão dos produtores à feira e, sobretudo, com a resposta positiva da comunidade, participando em grande número das compras no Calçadão.
“A princípio, a mostra é comemorativa ao mês da Agricultura Familiar no município, além de divulgar e motivar a categoria. Sobre repetir a iniciativa, uma vez ao mês ou até semanalmente, precisamos avaliar, afinal, a ação depende de vários fatores, dentre eles, o interesse dos agricultores”, ressaltou.
O agricultor Juliano Severino achou positiva a proposta da Sagri em homenagem à Agricultara Familiar. “É um incentivo à produção”, disse. Jeremias Colmanete também gostou, vendeu tudo que levou. Porém, ele entende que mais vezes é preciso avaliar, afinal, o produtor tem que ficar na roça para produzir.
A aposentada Neusarete Menezes avalia que a feira no Centro é excelente, enquanto Mônica Yamaguchi enalteceu a qualidade dos produtos. O presidente da Horvagra, Sérgio Nepomuceno, disse que a Associação levou um time forte para o Calçadão. Pra ele, a experiência foi satisfatória, seja em vendas ou no fortalecimento do “cinturão verde” em Uberaba. O dirigente acredita na adesão dos produtores à feira uma vez por semana no local, de modo a fidelizar o consumidor.