(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba, por meio das Diretorias de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde, recebe desde segunda até terça-feira (8) equipe técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e responsáveis pela coordenação do programa nacional "Mais Saúde com Agente".
O “Mais Saúde com Agente” é uma parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACS, e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os ACE.
O município integra a segunda edição do programa e, na oportunidade, a equipe técnica da UFRGS acolhe as demandas da cidade e dos profissionais em formação, tendo em vista a importância do trabalho integrado dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
No encontro, os técnicos destacaram que os agentes têm um papel importante no fortalecimento do SUS, na Estratégia Saúde da Família (ESF), na prevenção e no controle de doenças nas comunidades, na promoção da saúde, além do cuidado e da mobilização social.
O programa promove a formação dos profissionais que atuam no contato com as famílias e o território, para que consigam identificar e monitorar mudanças nos fatores que afetam a saúde da população.
As visitas técnicas representam uma das principais estratégias do programa para garantir a qualificação e a adequação das formações às realidades locais, promovendo o fortalecimento da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde em todo o país.
Os representantes da UFRGS, Mariur Beghetto e Jeferson Silveira, a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Aline Nayara Tristão, e os preceptores dos agentes acompanham as atividades.