Fiscalização, segundo a secretaria, ocorre pelo menos três vezes por semana em unidades de ensino de Uberaba
Fiscalização, segundo a secretaria, ocorre pelo menos três vezes por semana em unidades de ensino de Uberaba (Foto/Divulgação)
As condições das vans do transporte escolar continuam sendo alvo frequente de reclamações de ouvintes da Rádio JM. Mas, segundo o diretor de logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alexandre Lennon, a pasta realiza vistorias periódicas nos veículos que transportam estudantes da rede municipal de Uberaba. A fiscalização ocorre pelo menos três vezes por semana em diferentes unidades de educação, e envolve a checagem das condições gerais dos veículos e do cumprimento do contrato por parte da empresa responsável.
Em entrevista ao programa Pingo do J, Lennon explicou que a Semed atua com foco na fiscalização do contrato e na qualidade do serviço prestado, enquanto a parte técnica dos veículos é de responsabilidade da Secretaria de Defesa Social (SDS). No total, o departamento acompanha cerca de 92 vans e 55 ônibus que transportam quase 7 mil alunos diariamente, percorrendo aproximadamente 650 mil quilômetros por mês na zona urbana e rural da cidade.
“O departamento tem, hoje, cinco pessoas cuidando de todo o transporte escolar rural e urbano. Pelo menos três vezes na semana, e não falamos quais os dias, a gente acompanha uma determinada unidade. Às vezes, visitamos duas escolas no mesmo dia. Analisamos critérios de qualidade do serviço, por exemplo, se a van tem cinto de segurança, se está limpa, se o ar-condicionado está funcionando, se chegou na hora. E, para rodar, a van precisa estar de acordo com a legislação de trânsito. Com relação a isso, é a SDS que trabalha”, afirmou.
Segundo o diretor de logística, a fiscalização da Semed é rotineira e acontece em diferentes escolas do município, cerca de três vezes por semana, sem aviso prévio. Durante as visitas, a equipe acompanha a chegada ou saída dos alunos e inspeciona todos os veículos presentes, observando aspectos como limpeza, pontualidade, funcionamento de cintos de segurança e ar-condicionado, além das condições gerais do veículo.
Atualmente, a empresa Gathi Gestão, Transportes e Serviços Ambientais, de São Paulo, é a responsável pelo transporte escolar rural em Uberaba, após longa espera e nova licitação. A substituição se tornou necessária após o término do contrato emergencial com a Ubervan. Apesar das vistorias periódicas, como afirma Lennon, as reclamações sobre o transporte escolar ainda são persistentes, principalmente na zona rural.
Em setembro, um acidente envolvendo uma van escolar da Gathi, na BR-050, reacendeu o alerta sobre as condições dos transportes escolares. O veículo colidiu com um caminhão enquanto se dirigia ao ponto de partida da rota da Escola Municipal Totonho de Morais, sem alunos a bordo, e o motorista recebeu atendimento médico sem ferimentos graves.
“Chega um ponto que não conseguimos ter o controle total da boa-fé das pessoas; semelhante ao caso da van que estava com a placa adulterada. Eu não posso presumir, até porque, nunca tivemos um caso assim. Por isso, dividimos nossas ações em três tipos: promoção, para orientar e informar como o serviço deve ser prestado; prevenção, para evitar problemas; e intervenção, agindo depois que a situação acontece”, concluiu Lennon.