Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hélio Angotti divulgou números relativos ao ano passado (Foto/Arquivo)
Na semana em que se comemorou o Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02), o Hospital Hélio Angotti (HHA) divulgou os números de atendimentos em 2024. A direção do HHA destacou a redução de prazos para o início de tratamento dos pacientes e, ainda, a oferta de novas possibilidades no combate ao câncer.
Os atendimentos ambulatoriais realizados no ano passado somaram 55.904. Só no ambulatório de Oncologia, foram 19.747 atendimentos, uma média mensal de 1.645. As quimioterapias superaram a casa das 6 mil (6.007) e hormonioterapias fecharam com 7.064 atendimentos.
“Poucas pessoas entendem toda a trajetória que o paciente precisa percorrer. E aqui contamos com o setor de Navegação do Paciente, para saber exatamente em que etapa ele se encontra. Com um esforço de todos, melhoramos este resultado que era uma meta nossa”, explicou a gestora de Atendimento, Danielle Alice.
Outro setor destacado foi a Radioterapia. Contando com dois Aceleradores Lineares (equipamento usado para emitir a radiação que destrói ou reduz os tumores), foram realizados 20.790 tratamentos em 2024, com média diária de 80 pacientes. As localizações tumorais mais tratadas foram mama, próstata, cabeça e pescoço, tórax e pelve.
“Em 2024, sem dúvida alguma, nosso maior ganho foi poder oferecer a radiocirurgia, uma modalidade moderna para tratamento, principalmente, de tumores do Sistema Nervoso Central. De novembro do ano passado para cá, já tratamos mais de dez pacientes com radiocirurgia, com excelentes resultados”, afirmou o físico médico, Íris Maeda.
Outra vantagem para os pacientes com indicação para a Radioterapia foi a redução no número de sessões necessárias, em alguns casos, graças ao hipofracionamento das doses. “Por exemplo, no caso de uma metástase óssea, em que seriam necessárias 20 sessões de radioterapia, hoje em dia conseguimos dispensar a mesma dose em apenas cinco sessões”, explicou Maeda.
O Setor de Imagem do hospital teve mais de sete mil mamografias realizadas (7.247, sendo 7.170 pelo SUS) e mais de 13 mil tomografias (13.270, sendo 12.584 pelo SUS).
“A tendência é de um aumento expressivo em todos os nossos atendimentos neste ano, pois estamos passando por uma grande reformulação e com a previsão de chegada de equipamentos importantes para diagnóstico, acompanhamento e tratamento do câncer, como uma nova Ressonância Magnética, um novo Tomógrafo, equipamento de raio-X e o tão esperado PET Scan”, ressaltou o diretor executivo, Fernando Fernandes.
A direção do HHA ressaltou que o incremento no Parque Tecnológico da instituição vai se dar graças às emendas parlamentares destinadas à instituição filantrópica, que, no próximo mês, completa 64 anos. “A expectativa é termos tudo isso funcionando até o início do segundo semestre, podendo oferecer ainda mais qualidade, segurança e precisão aos nossos pacientes e reafirmando o protagonismo do Hélio Angotti”, finalizou Fernando Fernandes.