Cemitérios da cidade estão recebendo os últimos ajustes para receber os visitantes no Dia de Finados, a ser celebrado na próxima segunda-feira (2). Ao todo, 100 mil pessoas
Cemitérios da cidade estão recebendo os últimos ajustes para receber os visitantes no Dia de Finados, a ser celebrado na próxima segunda-feira (2).
Ao todo, 100 mil pessoas devem passar pelo cemitério São João Batista e outras 50 mil no Medalha Milagrosa, localizado na Univerdecidade. Ambos, e também o cemitério das Paineiras, situado no bairro rural de Ponte Alta, ficarão abertos das 6h às 19h durante todo o feriado. Além disso, cada um contará com a celebração de três missas, sendo uma as 7h30, outra às 9h30 e a última às 16h30.
De acordo com o diretor dos cemitérios, Jamir Messias Freitas, os locais receberam um “tratamento diferenciado” por ocasião da data. Pinturas novas e poda dos jardins foram as principais.
Além disso, Jamir informa que assim como aconteceu em 2008, os usuários poderão procurar a localização dos túmulos através de um sistema informatizado, em parceria com a Codiub. “A ideia é que a própria pessoa venha, digite o nome do falecido e execute a busca. Porém, teremos servidores à disposição de todos, inclusive levando-os até onde o túmulo estiver localizado”, explica Jamir.
Com mais de 30 mil túmulos no São João Batista e cerca de 10 mil no Medalha Milagrosa, Jamir prevê que o sábado e o domingo que antecedem o feriado também sejam de muito movimento nos dois cemitérios. “As pessoas devem aproveitar o feriado prolongado para realizar suas visitas”, salienta.
Devido ao grande número de usuários do transporte coletivo que no feriado se deslocam para prestar suas homenagens aos entes falecidos nos cemitérios, a Prefeitura solicitou às empresas Líder e Piracicabana um maior desdobramento de horários e linhas especiais.
Normalmente, as linhas 53 – Primavera/Uniube, 65 – Gameleira/Beija-Flor, 10 – Tutunas/Cartafina, 11 – Jardim Uberaba/Costa Teles, 21 – Alfredo Freire/Valim de Melo e 23 – Distrito Industrial 2 fazem trajetos rumo ao Cemitério São João Batista, na avenida Saudade. Mas, especialmente na segunda, as linhas 50 – Abadia, 24 – Circular 1, 26 – Circular 2, 51 – Circular 3, 52 – Circular 4 e 54 – Uberaba I / Cidade Nova terão seus itinerários estendidos, a fim de atender à demanda.
Já no caso do cemitério Medalha Milagrosa (Candongas), o atendimento especial acontecerá com as linhas 56 – Jardim Maracanã, 60 – Residencial 2000/Maringá e 62 – Josa Bernardino. A linha 16 ficará exclusivamente para o trajeto da praça Rui Barbosa até o cemitério na Univerdecidade a partir de 6h30, de hora em hora, tendo seu último trajeto às 19h30.
Os ônibus que farão o trajeto especial e ainda os regulares estarão identificados no parabrisa frontal com os nomes dos cemitérios que irão atender.