Dados da GCM mostram 90 ocorrências de perturbação do sossego em Uberaba em 2025
As denúncias de perturbação do sossego podem ser feitas pelo telefone 153 (Foto/Reprodução)
Devem ser deflagradas nos próximos dias operações conjuntas visando minimizar a perturbação do sossego em Uberaba. A informação foi dada em primeira mão aos ouvintes do Pingo do J, da Rádio JM, pelo secretário de Segurança Pública, Weber Januário. O tema é sensível e alvo de constantes reclamações, tendo sido, inclusive, pauta de audiência pública na Câmara Municipal.
Dados da Guarda Civil Municipal apontam 90 ocorrências no primeiro semestre de 2025, enquanto o Departamento de Posturas chega a registrar mais de 100 acionamentos nos fins de semana por barulho excessivo. De acordo com o secretário, o planejamento das ações está em fase final e contará com apoio de diferentes forças de fiscalização e segurança.
Weber explica que as ações terão foco em diferentes tipos de situações, de carros com som automotivo potente a festas em repúblicas e até eventos religiosos que ultrapassem os limites permitidos. “Nós vamos realmente bater onde há a perturbação do sossego. Não é só carros-bombas. Recebendo denúncia, não podemos ficar inertes”, afirmou. O secretário destacou que a primeira medida é sempre a notificação, mas que, em caso de reincidência, haverá aplicação de multa, interdição de estabelecimentos e até a apreensão dos equipamentos de som.
Um episódio recente resultou na apreensão de um carro equipado com som de alto valor, o que, segundo o secretário, reforça a necessidade de fiscalização rigorosa. Além das sanções administrativas, situações mais graves podem configurar crime ambiental, com envolvimento da Polícia Militar de Meio Ambiente e encaminhamento ao Ministério Público.
O tema também vem sendo acompanhado na Câmara Municipal de Uberaba. O vereador Cabo Diego Fabiano (DC) informou que as operações terão caráter integrado entre Polícia Militar, Guarda Municipal, Posturas, agentes de trânsito, Polícia de Meio Ambiente, Polícia Civil e Ministério Público. “Vamos atuar em locais com maior número de chamadas, onde há reincidência e excesso, para responsabilizar quem ultrapassa o bom senso”, disse.
Já foram realizadas reuniões com o Ministério Público, a PM, a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Segurança Pública, e uma nova agenda será marcada com a Polícia Civil para alinhar os próximos passos. A expectativa é de que as ações sejam intensificadas nos próximos finais de semana, período em que os registros costumam aumentar.
A população pode colaborar denunciando casos de perturbação do sossego pelos canais oficiais da Guarda Civil Municipal (153) e Polícia Militar (190), que alimentam o mapeamento dos pontos mais críticos na cidade. As denúncias de perturbação do sossego podem ser feitas pelo telefone 153.