O projeto Segurança nos Trilhos será lançado neste sábado (21), em Uberaba, com ações educativas voltadas à conscientização sobre a segurança na interação com a ferrovia. A iniciativa inédita também acontecerá em outras cidades de Minas Gerais e do estado de São Paulo ao longo do final de semana, acompanhando o período de grande movimentação nas ruas e estradas em razão do Carnaval e do retorno de viagens.
Realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), em parceria com a VLI, administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o projeto tem como lema “Folia na rua com ferrovia segura!”. As atividades incluem carros de som e apresentações de uma trupe teatral, que circularão por regiões próximas à linha férrea e por locais com grande concentração de pessoas.
Durante as abordagens, serão tratados temas como respeito à sinalização, limites de velocidade, uso do cinto de segurança, transporte adequado de crianças e a necessidade de parar, olhar e escutar antes de atravessar a ferrovia. Também haverá distribuição de brindes educativos ao público.
Em Uberaba, as ações acontecem no sábado (21), das 8h às 10h, na passagem em nível da rua Espanha, no bairro Fabrício. Em seguida, das 10h30 às 12h30, a mobilização percorre o trecho do final da rua Arthur Machado, no centro comercial, até a estação Mogiana.
Outras cidades em Minas incluem Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Itaúna no Centro-Oeste mineiro. Em São Paulo, a ação ocorre em Aguaí e Mogi Guaçu.
Segundo a gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI, Danny Marchesi, atitudes simples no dia a dia são fundamentais para evitar acidentes. “A adoção de alguns cuidados diários por condutores e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como respeitar a sinalização, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. O cuidado com a vida tem que vir em primeiro lugar”, afirmou.
O projeto Segurança nos Trilhos é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e integra um conjunto de ações educativas promovidas ao longo do ano com foco na prevenção de acidentes em áreas ferroviárias.
SERVIÇO
Uberaba:
Itaúna:
Betim:
Aguaí:
Mogi Guaçu: