PLANEJAMENTO

Seplan encerra 2024 com oficinas técnicas sobre Plano Diretor e PlanMob

Publicado em 18/12/2024 às 19:56
Compartilhar

Durante Oficina Técnica sobre Revisão do Plano Diretor Integrado (RPDI) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), promovida pela Prefeitura de Uberaba, nesta terça-feira (17), foram apresentadas diretrizes junto à sociedade civil especialmente no aspecto da acessibilidade e necessidade de adequação da cidade ao público com limitações físicas. 

A Oficina foi realizada pela Secretaria de Planejamento (Seplan), responsável pela elaboração do Plano Diretor de Uberaba, e pelo Consórcio PlanMob Uberaba, empresa contratada para a confecção do Plano de Mobilidade Urbana. Durante o evento, foram apresentados conceitos básicos que vão nortear as propostas a serem incorporadas ao Plano daqui para frente. 

Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, a Oficina, realizada no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), foi muito produtiva com reivindicações das pessoas com deficiência visual, principalmente aquelas que utilizam a área central da cidade. Além dos membros da instituição também foram representados o Geoparque Uberaba, a vereadora Rochelle Bazaga, Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados (Aurea) e o Grupo Observatório Urbano. 

Os consultores do PlanMob apresentaram os diagnósticos em relação à acessibilidade, à qualidade das calçadas, à necessidade de redução da velocidade dos veículos que circulam em determinadas vias e à expansão do corredor do BRT, dentre outros. As apresentações ficaram a cargo do coordenador técnico do Consórcio, Ricardo Mendanha Ladeira, do coordenador de Processos Participativos, Pesquisas e Coleta de Dados, Geraldo de Moura, e da engenheira civil Renata Avelar Barra. 

Uma das reivindicações dos deficientes visuais que participaram da reunião foi a necessidade de ampliar a rede semafórica sonora, para tornar mais segura a locomoção dessa população. “Foi um espaço de diálogo muito produtivo, onde esse segmento teve uma escuta muito ativa por parte dos consultores, e isso ajuda bastante na construção de um plano mais democrático”, destacou a secretária. 

O centro de Uberaba foi outro foco da Oficina, já que a Prefeitura está desenvolvendo projetos de revitalização e requalificação dessa área por onde circula a população de todas as regiões da cidade. O foco foi a segurança e a necessidade de uma iluminação mais efetiva e eficaz. 

Os representantes do PlanMob apresentaram as diretrizes e desafios de um Plano de Mobilidade com foco nas pessoas, priorizando o deslocamento dos pedestres ou de bicicletas. Foram trabalhados conceitos básicos que irão nortear as propostas, como o Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT), com os deslocamentos ao longo dos corredores de transporte e a melhoria de acesso a eles, a qualidade e eficiência do transporte coletivo, definição de vias de caminhada, travessias seguras, calçadas que atendam à legislação existente e à necessidade de serem alargadas. 

As Oficinas Técnicas foram encerradas nesta quarta-feira (18), com profissionais e técnicos no Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, das 14h às 18h, com discussões sobre o uso do solo dentro do Plano Diretor Integrado. “Tratamos da possibilidade de adensamento - concentração populacional e de edificações - ao longo dos corredores de ônibus para realmente efetivar o desenvolvimento orientado para o transporte", disse. 

Em janeiro deverão acontecer mais duas Oficinas Técnicas para análise dos relatórios finais e Audiências Públicas com a comunidade para fechamento dos planos na segunda quinzena de fevereiro de 2025.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por