Dona de casa de 45 anos, moradora no bairro Valim de Melo, acabou sendo detida por comunicar falso crime, na rua Coronel Antônio Rios com a avenida da Saudade, no bairro Santa Marta. Ela teria mentido para os policiais ao afirmar que teria sido agredida pelo seu companheiro, um motorista de 46 anos. Ela assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberada.
Policiais militares foram acionados pela dona de casa enquanto faziam patrulhamento. Ela relatou ter sido agredida pelo seu companheiro, motivada por ciúmes, enquanto estavam em um estabelecimento comercial.
Diante do relato da dona de casa, a guarnição policial adotou os procedimentos referentes à agressão citada pela mulher e prendeu o homem por violência doméstica, conforme a Lei Maria da Penha. Ele foi colocado no compartimento de preso (gaiola) da viatura policial.
Porém, ainda no local dos fatos, enquanto os policiais militares se preparavam para conduzir o acusado ao plantão da Polícia Civil, a dona de casa retratou-se e relatou não ter sofrido qualquer tipo de agressão por parte de seu companheiro.
Diante dessa situação, os policiais militares detiveram a dona de casa por comunicação de falso crime. Foi solicitado a ela que apresentasse seus documentos pessoais para fins de identificação, mas ela se recusou e ainda resistiu à prisão. Os militares utilizaram técnicas de verbalização e ela se entregou. O homem foi retirado da gaiola da viatura policial e a mulher foi colocada no referido compartimento da viatura.
Com os ânimos mais calmos, durante o registro da ocorrência policial, a mulher forneceu seus dados e assinou o TCO, sendo cientificada de seu compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal quando intimada, e foi liberada. Ela retornou para casa com seu companheiro.