Após dar à luz Lara, primeira filha, a vereadora celebra a chegada de Raul, adotado após espera na fila, mas a parlamentar mantém disposição de buscar vaga na Assembleia Legislativa
(Foto/Divulgação)
A suplente de vereadora Silvana Elias (PDT) deverá assumir temporariamente a vaga da colega de partido Rochelle Gutierrez, que teve a licença-maternidade ampliada. A parlamentar está afastada das atividades legislativas desde o nascimento da primeira filha, Lara, e, agora, celebra a chegada de Raul, adotado após longa espera na fila de adoção.
Rochelle confirmou a extensão da licença até o início de fevereiro de 2026, quando deve retornar ao mandato. “Ser mãe era o grande sonho da minha vida e é com muita alegria que, hoje, eu celebro essa felicidade em dose dupla, com a Lara e o Raul”, declarou a vereadora.
Quando do pedido inicial da licença, cogitou-se a convocação de Silvana Elias para assumir a cadeira na Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Na ocasião, no entanto, a Mesa Diretora decidiu não chamar a suplente, alegando falta de respaldo jurídico. O presidente da Casa, Ismar Marão (PSD), justificou que a convocação só ocorre em casos de vacância ou afastamento superior a 120 dias, conforme as Constituições Federal e Estadual e a Lei Orgânica do Município.
Silvana Elias criticou a decisão anterior, afirmando ter sido vítima de machismo institucional por não ter sido convocada durante o primeiro período de afastamento da titular. A professora disse que, até o momento, ainda não foi comunicada oficialmente sobre a nova convocação.
Mesmo em licença, Rochelle afirmou que mantém seu nome como pré-candidata para 2026 e reforçou que a maternidade não representa um obstáculo político. “Nós, mulheres, somos constantemente questionadas quando nos tornamos mães. Mas, no meu caso, a maternidade só me deu forças para seguir lutando pelo que acredito. Tenho foco, prioridade e propósito”, afirmou a vereadora.