Vice-prefeito Mauricinho de Sá diz que o uso do aplicativo por motoristas tem apresentado bons resultados tanto para a trafegabilidade quanto para informações enviadas à PMU (Foto/Divulgação)
O aplicativo de navegação Waze já impacta 50 mil veículos em Uberaba. A informação é do vice-prefeito Mauricinho de Sá (PSD), durante entrevista ao programa De Frente pra Notícia, na Rádio JM. O Waze compartilha dados com a Prefeitura de Uberaba para monitorar o trânsito na cidade. Usuários recebem alertas sobre acidentes, obras e outras interdições de tráfego.
De acordo com Mauricinho, os motoristas que utilizam o aplicativo conseguem bons resultados, por meio das informações disponibilizadas pelo Waze. O vice-prefeito destacou que os usuários ganharam tempo no trânsito, graças aos dados fornecidos. “Recomendo a quem ainda não baixou que o faça. E, agora, durante o período chuvoso, ele será ainda mais útil, devido aos problemas que enfrentamos nesses dias. E essa ferramenta apontará as intercorrências, caso elas ocorram, em nossas vias”, ressaltou.
O compartilhamento com o aplicativo foi lançado em julho passado. O Waze, aplicativo de navegação por GPS, foi criado em 2008 e adquirido pelo Google em 2013, estando disponível para download no Apple Store e no Google Play Store. Com a integração, Uberaba passou a fazer parte do programa Waze for Cities, que já reúne mais de 450 cidades, instituições e empresas no Brasil.
Mauricinho destacou que um dos maiores diferenciais da ferramenta é a participação direta dos motoristas no monitoramento das vias, o que pode agilizar a tomada de providências por parte da Prefeitura de Uberaba. “O motorista insere que tem um buraco e a gente consegue saber onde ele está, há quanto tempo está ali e quantos motoristas confirmaram. Isso nos permite ir até lá e resolver com muito mais efetividade”, disse.
Ele explicou que as informações geradas pelo aplicativo são acompanhadas por servidores em esquema de plantão, garantindo resposta mais rápida da Prefeitura a ocorrências emergenciais, como acidentes, alagamentos e rompimentos de tubulações.
Outro ponto destacado pelo vice-prefeito é o potencial da plataforma para análise estratégica. “O Waze me dá informações dos últimos cinco anos. Eu sei onde está tendo mais acidentes, onde é preciso olhar com mais atenção. Isso ajuda muito na tomada de decisões”, relatou.