Comando da Educação deve ter mudança antes do fim do primeiro semestre deste ano. Juliana Petek foi nomeada como titular da pasta no início deste ano, porém a prefeita Elisa Araújo (PSD) adiantou à Rádio JM que ela deverá ser remanejada para assumir outra secretaria, quando for concluída a reforma administrativa da Prefeitura. Com isso, a atual adjunta Raquel Beatriz Dias de Oliveira deverá ser elevada ao posto de secretária.
De acordo com a chefe do Executivo, a expectativa é que a dupla desenvolva uma parceria positiva na Educação ao longo dos 100 primeiros dias da atual gestão.
Porém, a prefeita salientou que a perspectiva é que Juliana encabece a futura Secretaria de Planejamento e Gestão, que será proposta na reforma administrativa. “Ela trouxe um viés na organização para a secretaria de pontos que precisavam e vai finalizar essa missão. Tão logo seja aprovada a reforma dentro da Câmara, ela deve assumir a nova secretaria e a Raquel permanecerá na Educação”, posicionou.
A chefe do Executivo afirmou que a escolha de Raquel para a Educação atende a uma demanda dos professores da rede municipal, que reivindicavam a presença de um técnico no comando da pasta. “A rede clamava por um profissional que tivesse experiência de sala de aula e, ouvindo eles, fiz a escolha da Raquel. Ela é correta, ética e conhecedora da área da Educação”, manifestou.
A prefeita não informou se a atual secretária de Planejamento, Isabela Soares, será remanejada para nova função dentro da pasta, após as mudanças.
A proposta é que a nova Secretaria de Planejamento e Gestão faça o monitoramento de projetos prioritários do governo e dos dados e estatísticas do município para verificar se os objetivos do planejamento estão sendo atingidos.
A equipe da pasta também faria a análise dos rankings e outras ferramentas federais e estaduais utilizadas para mensurar a gestão. Fonte: Prefeita Elisa pretende dar atribuição de gestão à Secretaria de Planejamento. (GB)