PRÓXIMO PLEITO

Almir Silva não descarta compor chapa com a prefeita Elisa Araújo em 2024

Vereador concedeu entrevista à Rádio JM, nesta segunda-feira (12), e comentou sobre seu futuro político

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 12/12/2022 às 15:18Atualizado em 15/12/2022 às 08:34
Compartilhar
Almir Silva em reunião na Câmara Municipal (Rodrigo Garcia/CMU)

Almir Silva em reunião na Câmara Municipal (Rodrigo Garcia/CMU)

O xadrez político para as eleições municipais de 2024 em Uberaba começou. Oficialmente nomeado líder do Governo na Câmara, o vereador Almir Silva não descartou a possibilidade de compor a chapa de reeleição da prefeita Elisa Araújo como vice-prefeito, cargo que ocupou durante o primeiro mandato de Paulo Piau. Em entrevista ao JM News 1ª Edição, ele falou sobre composições políticas, mudanças de partido e condições para atuar como líder. 

O atual vice, Moacyr Lopes, pediu afastamento da função em setembro e, segundo as movimentações políticas, estaria distante de retornar como opção de Elisa para daqui dois anos. O panorama deixa aberta a janela de composições, e Almir Silva garantiu que fará parte do processo eleitoral em 2024: “Quero que fique claro. Considero que tenho muito a colaborar com a cidade ainda”.

O parlamentar pondera que deve chegar ao pleito bem avaliado, ao lado da prefeita. “Cabe a nós [Almir e Elisa] fazer um grande trabalho. 2024 é uma consequência, se a Elisa chegar bem, com certeza estarei bem na avaliação política e vamos pensar o que podemos fazer. Vou tentar ser um bom líder de governo e fazer com que a prefeita chegue bem lá na frente para a reeleição, o que acho natural. E estarei do lado dela para darmos sequência para um bom projeto de Uberaba”, reforçou.

Atualmente no MDB, Almir foi questionado sobre a mudança de sigla em uma tratativa política com a chefe do Executivo. Ele relembrou o convite do Solidariedade, partido de Elisa, há alguns meses e deixou as portas abertas para uma composição, mas apenas no futuro. “Aonde ela estiver, é natural que sigamos uma diretriz para estarmos juntos. Se você tem uma parceria com alguém, é natural que caminhe com a pessoa”, diz.

Almir Silva é vereador de quatro mandatos, interrompidos pela atuação como vice-prefeito de 2012 a 2016. Após a saída do Executivo, retornou à Casa como líder do Governo e conseguiu a reeleição em 2020. A experiência com os cargos seria o diferencial para alça-lo com a prefeita nas próximas eleições municipais.

Atuação na Câmara

Ainda na entrevista, ele definiu pautas “inegociáveis” para atender ao convite da prefeita para comandar as tratativas do Executivo na CMU. Uma das questões expostas é o fortalecimento do diálogo com os secretários municipais para apresentação e defesa de projetos, o que já foi alvo de críticas por parte dos parlamentares no passado.

Almir diz que exigiu uma “estrutura de trabalho” forte, inclusive com a escolha de um vice-líder, o Anderson 2 Irmãos. Neste ponto, ele avalia ser indispensável uma relação com os secretários, para não “passar vergonha” defendendo projetos da Prefeitura.

“Você tem que ter um aparato para trabalhar dentro da Câmara, precisa de equipe, precisa ter sintonia com os secretários, conhecer os projetos desde as concepções para defendê-los. O vereador não pode votar o projeto com dúvida. Quando falo que algumas coisas são inegociáveis, é na questão do trabalho, de ter sintonia com os secretários. Se você não tiver sintonia com o secretário de Governo, por exemplo, vai dar cabeçada todo dia”, pontuou o edil.

Líderes

O Governo Elisa começou com Caio Godoi na liderança na Câmara. No entanto, após incongruências no alinhamento com a Prefeitura, Caio deixou o posto, em setembro de 2021, e afirmou que tinha como objetivo “intensificar os trabalhos como fiscalizador e legislador”. Durante o período de nove meses, ele foi alvo de críticas por falhas na atuação em meio ao debate de alguns projetos polêmicos, como a isenção fiscal para as empresas de transporte coletivo.

Um mês depois, Fernando Mendes foi anunciado como novo líder da prefeita. Em nota, a chefe do Executivo manifestou que a decisão pelo nome do vereador do MDB ocorreu por causa da experiência no Legislativo. No texto, a prefeita ainda ressaltou que a missão do novo líder seria “promover uma ação agregadora entre todos os parlamentares da Câmara”.

Com a eleição de Fernando Mendes para a presidência da Casa, ele teve que sair do cargo e o vereador Ismar Marão foi cotado para assumir a posição de líder. Contudo, em entrevista à Rádio JM, ele explicou que poderia se tornar uma pedra no sapato rumo às eleições em 2024 e recusou.

Agora, a bola está com Almir Silva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por