ESTÁ CERTA

Elisa cobra responsabilidade de prefeitos com a Saúde na região

Posicionamento se deu durante assembleia da Amvale e do Convale, com a presença do Ministério Público, quando foi revelada a sobrecarga no sistema de Saúde de Uberaba

Marconi Lima
Publicado em 30/07/2025 às 22:44
Compartilhar
Prefeita Elisa foi firme com prefeitos ao cobrar responsabilidade de todos para minimizar a sobrecarga do sistema em Uberaba (Foto/Divulgação)

Prefeita Elisa foi firme com prefeitos ao cobrar responsabilidade de todos para minimizar a sobrecarga do sistema em Uberaba (Foto/Divulgação)

A situação da saúde regional foi abordada durante o encontro com prefeitos na 3ª Assembleia Itinerante da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale). No total, 14 municípios integram a Amvale.

O encontro ocorrido na cidade de Planura contou com a participação da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, presidente da Amvale. Ela destacou que Uberaba está sobrecarregada e é necessário que as sedes de Microrregiões se fortaleçam, abram seus leitos de UTI e permaneçam com seus pacientes de média complexidade.

“Coloquei de forma firme para os prefeitos a responsabilidade que cada um de nós tem mediante a saúde de nossos municípios e, consequentemente, da saúde regional. Assim, Uberaba conseguirá atender com mais excelência e com mais qualidade os pacientes de toda a Macrorregião”, explicou Elisa.

A ocupação de leitos hospitalares foi tema de reunião esta semana entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS) e técnicos.

Titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e do Idoso, o promotor de Justiça José Carlos Fernandes Júnior participou da assembleia, assim como o também representante do Ministério Público, promotor de Justiça de Frutal, Roberto Carlos Alves de Oliveira Júnior.

José Carlos apresentou dados que apontam sobrecarga no sistema de saúde de Uberaba em razão da falha de planejamento dos municípios da Macrorregião. O promotor alertou que os encaminhamentos recebidos pelo município estão além do que é considerado regular, enquanto as cidades-sede de Microrregião não estão cumprindo seus papéis e, por consequência, sobrecarregando Uberaba.

A pauta da assembleia também incluiu a apresentação das prestações de contas dos meses de maio e junho, tanto da Amvale quanto do Convale, além das deliberações sobre as próximas ações a serem desenvolvidas.

Outro tema abordado no encontro foi o protocolo do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), que atua no desenvolvimento rural com fomento à agricultura familiar, por meio da doação de equipamentos e implementos agrícolas. O tema foi apresentado pelo secretário de Agricultura de Uberaba, Agnaldo Silva.

O gerente regional do Sebrae Minas, Marcius Marques, acompanhado da analista Joana Rafaela, apresentou os recursos disponíveis para auxiliar no desenvolvimento dos municípios.

A próxima assembleia itinerante será na primeira quinzena de agosto, na cidade de Conceição das Alagoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por