Resultado das eleições este ano fará prefeito Anderson Adauto repensar equipe de governo para o fim do mandato. AA entende que as urnas deram recado ao atual grupo e confirma intenções de mudança em algumas pastas. Entretanto, não quis citar quais setores podem ter novo comando a partir de 2011.
Em entrevista à Rádio JM, Anderson declara que na vida pública é necessário fazer leituras e interpretar os recados mandados pela comunidade. De acordo com o prefeito, a mensagem já foi assimilada de forma clara e agora, por uma questão de inteligência e ordem prática, o governo será reformulado para fechar bem os últimos dois anos de mandato. “Algumas mudanças terei de fazer e as farei até o fim do ano”, declara, sem especificar onde serão feitos os remanejamentos.
Segundo AA, o comunicado sobre o processo de reestruturação será feito aos aliados ainda este mês para os substitutos assumirem em janeiro de 2011. Anderson afirma não saber quantos nomes serão trocados, pois também é necessário verificar se existe pessoa para direcionar ao posto.
Com base nas urnas, a leitura poderia apontar para troca no comando do Codau, pois o presidente da autarquia, José Luiz Alves (PSL), saiu candidato a deputado estadual e não conseguiu votos suficientes para se eleger. Porém, o retorno antecipado de Zé Luiz à autarquia este mês parece contrariar a hipótese.
Os convites feitos a Roberto Velludo para continuar na equipe de governo também podem apontar para possíveis trocas no secretariado. AA admite que ofereceu pastas ao engenheiro, mas não cita quais áreas para evitar desconforto com aliados. Pela qualificação de Velludo, a indicação poderia ser na Infraestrutura ou Planejamento. “Não chegamos a discutir uma secretaria específica. Nesse processo de reforma, eu encontraria um lugar que ele teria perfil para ocupar tranquilamente. Não tenho como especificar agora. É um jogo de xadrez, tiro aqui e tenho que recolocar. Posso dizer o seguinte, tenho mais cargos do que nome de competência”, acrescenta.
Outro indício da reformulação em estudo seriam os rumores do vereador Tony Carlos (PMDB) assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O prefeito confirmou conversas sobre a entrada do parlamentar no secretariado, mas por fim o peemedebista rejeitou a proposta. Ainda assim, as especulações podem apontar para troca no comando da pasta, hoje ocupada por João Franco.