Nesta semana, 30 prefeitos da América Latina, entre eles Elisa Araújo (PSD), de Uberaba, estarão no Panamá, onde participarão de evento promovido pela Rede Local de Inovação (RIL). O encontro vai tratar do impacto e da sensibilidade às tendências tecnológicas, capazes de experimentar e escalar soluções que melhorem a qualidade de vida das comunidades.
De acordo com informações da Secretaria Especial de Comunicação, o convite inclui todas as despesas da viagem, garantindo que a presença da gestora não gere ônus aos cofres públicos. O objetivo do evento é fazer um espaço de inspiração e conexão com líderes que promovem transformações em inovação, tanto no setor público quanto no privado.
“Receber este convite é o reconhecimento de que Uberaba está no caminho certo, inovando na gestão pública e se destacando no cenário internacional. É importante reforçar que essa missão não gera custos para o município. Vamos aproveitar essa oportunidade para fortalecer parcerias e buscar soluções que possam transformar ainda mais a vida da nossa população”, reforçou a chefe do Executivo.
Elisa vai se reunir com chefes de Executivo da Argentina, do Chile, Paraguai, Panamá, Brasil, Uruguai, da Guatemala, do Equador, México e da Colômbia, para apresentar Uberaba e os projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos na cidade, além de trocar experiências e explorar soluções para os desafios urbanos.
O encontro terá duração de três dias, com programação sobre inovação e tecnologia. O intercâmbio traz palestras e oficinas sobre o desenvolvimento e soluções dos principais desafios locais, com especialistas da Colômbia, Argentina, Chile, Panamá e Estados Unidos. Além de Elisa, os prefeitos Rodrigues Neves, de Niterói (RJ); Lucielle Laurentino, de Bezerros (PE); Kayo Amado, de São Vicente (SP), e Adriano Silva, de Joinville (SC), integram a missão.
Durante o evento haverá exercício de co-design, focado nos desafios reais das cidades participantes. O objetivo é que cada gestor volte ao município com um protótipo de solução aplicável a um problema concreto da gestão.
A RIL é uma organização sem fins lucrativos, com mais de 11 anos de experiência em apoio a governos locais no Sul Global, para garantir que todas as pessoas tenham acesso à qualidade de vida e oportunidades. O evento conta com o apoio das empresas Tools for Humanity, Amazon Web Services e Meta.