Após o fim do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também retoma os trabalhos em plenário nesta segunda-feira (3) com nova composição. Na reunião, será realizada a posse da Mesa Diretora para o segundo biênio e, também, dos suplentes que assumem os mandatos nas vagas abertas por três deputados eleitos para prefeituras em 2024.
Eleita em 4 de dezembro para comandar a Casa até 2026, a Mesa Diretora da Assembleia terá apenas uma alteração em relação à composição do primeiro biênio: o deputado Gustavo Santana (PL) ocupará o cargo de primeiro-secretário, exercido anteriormente pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PL).
O deputado Tadeu Leite (MDB) foi reconduzido ao cargo de presidente. A deputada Leninha (PT) permanece como primeira-vice-presidente. Ficam mantidos também os deputados Duarte Bechir (PSD), como segundo-vice-presidente, e Betinho Coelho (PV), na terceira-vice-presidência. Os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania) seguem como o segundo e o terceiro-secretários, respectivamente.
A Assembleia também formalizará amanhã a posse de três suplentes que assumem vagas abertas por parlamentares que assumiram prefeituras no interior de Minas.
Com a eleição do deputado Coronel Sandro (PL) como prefeito de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), assume o cargo Lincoln Drumond (PL). A suplente Carol Caram (Avante) ficará com a cadeira deixada por Fábio Avelar (Avante), que venceu a eleição para prefeito de Nova Serrana (Centro-Oeste). Já o ex-presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (PSD), retorna à Casa, no lugar do novo prefeito de Sete Lagoas (Região Central), Douglas Melo (PSD).
A partir da instalação da sessão legislativa, as deputadas e os deputados começam a se reorganizar em bancadas e blocos parlamentares, dissolvidos com o encerramento do primeiro biênio, em dezembro.
Desta forma, recompostas as 22 comissões permanentes. Os líderes das bancadas ou dos blocos precisam indicar os membros em até cinco dias, para que sejam designados pelo presidente da Casa. A composição das comissões segue a proporcionalidade de representação entre os partidos.