(FotoDivulgação)
Prefeitura inicia implantação de sistema de controle de presença dos alunos no transporte escolar, com uso de cartões magnéticos personalizados para registrar o embarque e desembarque nos veículos. O sistema está funcionando em fase de testes na Escola Municipal Cívico-Militar Professor José Geraldo Guimarães e, posteriormente, será ampliado às demais unidades da rede.
Segundo as informações da Prefeitura, cada aluno registrado no transporte escolar receberá um cartão, que será validado digitalmente no momento do embarque e do desembarque no veículo, de maneira rápida e prática.
Após a fase inicial de testes na Escola Municipal Cívico-Militar, o sistema será expandido para outras escolas da rede municipal, nas turmas do Ensino Fundamental 1 e 2. Ainda não foi anunciada a data para ampliar o uso do sistema e nem as próximas unidades a serem contempladas.
O diretor de Logística da Secretaria Municipal de Educação, Alexanndre Lennon, ressaltou que a proposta é trazer mais segurança e tornar mais eficiente o controle de frequência dos estudantes. “A tecnologia também vai melhorar a comunicação entre as escolas, motoristas e famílias. Haverá a integração com tablets nas unidades de ensino, o que permitirá o acesso em tempo real às informações de embarque e desembarque dos alunos”, acrescentou.
A implantação do aplicativo para monitoramento em tempo real do transporte escolar está em andamento desde o ano passado. O cartão para controle de controle de embarque e desembarque dos alunos está sendo adotado após denúncia, no início do ano, de aluno da rede municipal de ensino de Uberaba que foi desembarcado em ponto errado. Ele deveria ser levado até o bairro Marajó, mas foi deixado pelo transporte no Girassóis III, cerca de 5 quilômetros de distância.