MANIFESTAÇÃO

Ato em defesa da Escola Uberaba pede permanência da instituição no Fabrício

Marconi Lima
Publicado em 18/10/2025 às 13:53
Compartilhar

Durante a manifestação, houve reunião com professores da escola e pais de alunos, para alinhamento da posição a ser adotada na audiência pública do dia 22 na Câmara Municipal (Foto/Divulgação)

Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu) promoveu nesse sábado (18) ato pela permanência e continuidade da Escola Municipal Uberaba, no local onde a unidade de ensino está instalada, na praça Estevão Pucci, no Fabrício.

A direção do Sindemu destacou que o movimento realizado ontem tem como objetivo alertar a comunidade para que não deixe quase 80 anos de história serem apagados. O sindicato reforçou que a Escola Uberaba é do povo e que mais de mil alunos não podem perder seu espaço de estudar.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG) também apoiou a manifestação e já convocou educadores para participarem da audiência pública, que será realizada no próximo dia 22, na Câmara de Vereadores, para debater a situação da Escola Uberaba.

Apesar da chuva que caiu no início da manhã, que poderia atrapalhar o ato, manifestantes consideraram a iniciativa positiva, para despertar a população sobre a importância de se discutir o futuro da escola.

Houve reunião de alinhamento realizada com professores para participação na audiência pública na Câmara de Vereadores. Também houve mobilização com os pais que deixavam as crianças na escola.

A escola teve sua infraestrutura parcial temporariamente interditada em fevereiro, devido a problemas estruturais, que geraram risco de desabamento. As aulas na escola foram suspensas e os alunos, transferidos para outras salas na mesma instituição.

As aulas foram retomadas após a interdição parcial, com o retorno das atividades presenciais após os reparos e adaptações na edificação. 

Recentemente, o Serviço Social do Comércio (Sesc) solicitou a devolução de anexo cedido para funcionamento da escola. O local possui quatro andares adaptados com rampas, portas e banheiros para pessoas com deficiência. O Sesc tem projeto para implantar uma escola própria no local, onde funcionou no passado a Cerâmica Misson.

A escola Uberaba conta com biblioteca, laboratórios de informática e ciências, cozinha, sala de leitura e quadra de esportes. Oferece Ensino Fundamental e Ensino para Jovens e Adultos (EJA), tem infraestrutura adaptada e boa estrutura de laboratórios e biblioteca. 

Apesar do pedido de devolução do prédio anexo pelo Sesc, a Prefeitura garantiu que deverá continuar utilizando o local até a conclusão do ano letivo, com a possibilidade de prolongar esse prazo, conforme negociação com o Sesc. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por