NÃO PODE

Centenas de carcaças de hidrômetros descartadas em área de preservação

Publicado em 02/01/2025 às 18:09Atualizado em 03/01/2025 às 07:12
Compartilhar
Carcaças de hidrômetros descartadas em área de preservação ambiental no bairro Nenê Gomes (Foto/Divulgação)

Carcaças de hidrômetros descartadas em área de preservação ambiental no bairro Nenê Gomes (Foto/Divulgação)

Centenas de carcaças de hidrômetros da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) de Uberaba foram encontradas descartadas, provavelmente de forma irregular, em Área de Preservação Permanente (APP). O vereador Tulio Micheli foi acionado por populares e levou o caso às autoridades. Situação, que já está sob investigação da Polícia Civil, chamou atenção pelo impacto ambiental e pelas circunstâncias do descarte.

A localização dos hidrômetros se deu nessa quinta-feira (2), na avenida Dilma de Oliveira Reis, no bairro Nenê Gomes. A denúncia partiu de moradores da região, que relataram ao vereador Tulio Micheli a prática do possível descarte ilegal no local. Durante a verificação, o parlamentar encontrou dezenas de carcaças de hidrômetros espalhadas pelo matagal e acionou as autoridades competentes.

Equipes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Delegacia de Furtos e Roubos da Polícia Civil compareceram ao local, que foi imediatamente isolado. O perito criminal Cláudio Daniel Fonseca realizou os primeiros levantamentos e encaminhou as carcaças para a sede da Polícia Civil, onde passarão por perícia técnica.

O secretário adjunto de Governo, Luiz Jorge Germano Júnior (Neto), e o servidor da Codau Giovane Molinero estiveram presentes e revelaram que um furto de hidrômetros foi registrado em fevereiro do ano passado. A possível conexão entre os dois casos será apurada pela Delegacia de Furtos e Roubos.

De acordo com o vereador, ao menos 300 equipamentos estariam descartados na área. “Tinham hidrômetros antigos, mas também aparelhos mais novos, com a marca da última empresa contratada para fazer a troca na cidade e que estavam entre os descartes”, explicou o parlamentar.

Por meio de nota, a Codau reforçou a hipótese levantada pelo secretário adjunto de Governo e pelo servidor da Codau. “A possibilidade é de descarte de peças oriundas de um furto na sede da empresa TCM Serviços de Conservação e Limpeza Ltda., em fevereiro de 2023. A prestadora executava o serviço de substituição dos equipamentos em Uberaba. Um Boletim de Ocorrência foi registrado à época”, ressalta o documento. Ao finalizar, a autarquia diz que defende a rigorosa apuração do caso e segue à disposição da polícia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por