(Foto/Ilustrativa)
Chancela da Unesco pode viabilizar investimentos para a estruturação do Geoparque em Uberaba. A informação é da prefeita Elisa Araújo (PSD), após reunião com representantes da organização no Brasil durante visita a Brasília esta semana.
Cumprindo agenda na capital federal desde segunda-feira (24), a chefe do Executivo esteve com a diretora da Unesco no país, Marlova Jovchelovitch Noleto, e tratou sobre a destinação de recursos para o Geoparque Uberaba. “Foi apresentada a possibilidade de receber investimentos por meio de acordo de cooperação entre a Unesco e empresas, para investir nos geossítios e em pontos que fortaleçam ainda mais o projeto Geoparque”, disse.
Na reunião, a prefeita ainda tratou sobre o programa Rede de Cidades Criativas, que promove a cooperação entre cidades que reconhecem o fazer criativo como uma das estratégias para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. As participantes estão empenhadas em promover a cultura em sete áreas: gastronomia, design, artesanato e artes populares, música, cinema, artes midiáticas e literatura.
Além disso, foi solicitado o apoio da Unesco na educação sobre a preservação dos recursos hídricos, por meio do Programa Ciência Cidadã, que tem como objetivo instigar a ciência cidadã por intermédio de ações de educação e comunicação, envolvendo a participação social nas atividades de monitoramento tanto da água como da biodiversidade terrestre e aquática.
Outro compromisso em Brasília foi com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Na ocasião, a chefe do Executivo convidou o ministro para a solenidade de abertura da 90ª ExpoZebu, que acontecerá em maio.
A agenda na capital federal continuou ontem, com reunião com diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Guilherme Rodrigues da Rocha Sampaio. Segundo ela, foi informado no encontro que a sede da nova concessionária da BR-262 será instalada em Uberaba. A empresa deve assumir as operações na rodovia a partir do próximo mês.