TOMBADO

Hospital de Clínicas reabre na terça-feira a porta principal da antiga Santa Casa de Misericórdia

Marconi Lima
Publicado em 25/10/2025 às 12:43
Compartilhar
O prédio, tombado pelo município desde 1999 através de decreto, volta a abrigar os setores administrativos da instituição (Foto/Reprodução)

O prédio, tombado pelo município desde 1999 através de decreto, volta a abrigar os setores administrativos da instituição (Foto/Reprodução)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) reabrirá na terça-feira (28), às 10h30, a porta principal da antiga Santa Casa de Misericórdia de Uberaba, que estava fechada desde 1981. O prédio, tombado pelo município desde 1999, através de decreto, volta a abrigar setores administrativos da instituição.

Após a revitalização, o local passa a concentrar as áreas da Superintendência, Gerências Administrativa, de Atenção à Saúde e de Ensino e Pesquisa, além das comissões de Residência Médica (Coreme) e de Residência Multiprofissional (Coremu) da UFTM.

As obras incluíram pintura geral, readequação da marquise, instalação de sistema de irrigação e de proteção contra descargas atmosféricas, além de manutenções no telhado, rede elétrica, banheiros, vidros, portas e climatização. O prédio também recebeu adaptações para telefonia, rede de internet, câmeras de segurança e acessibilidade.

Segundo o chefe do Setor de Infraestrutura Física do HC-UFTM, Wesley Amâncio de Melo, a revitalização manteve as características originais do imóvel, conforme as normas de preservação do patrimônio histórico. O investimento foi realizado com recursos destinados à conservação predial dos hospitais vinculados à Rede Ebserh.

De acordo com o gerente administrativo do hospital, Rodrigo Molina, a reabertura representa a valorização de um patrimônio histórico da cidade. “Muitas universidades utilizam seus prédios antigos para atividades administrativas, preservando o valor histórico e evitando o desgaste causado pelo uso assistencial”, afirmou. Ele adiantou que está em elaboração um espaço dedicado ao memorial da Santa Casa.

Idealizada por Frei Eugênio Maria de Gênova na década de 1860, a Santa Casa foi inaugurada em 1871 e foi a principal instituição de saúde da região durante o século XIX. O primeiro prédio foi destruído por um incêndio, em 1921, levando à construção do atual edifício na praça Dr. Thomaz Ulhôa, inaugurado em 1935. Em 1967, o espaço passou a abrigar o Hospital de Clínicas da então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro.

O imóvel, hoje sob a administração da UFTM e da Rede Ebserh, é considerado um dos marcos da arquitetura hospitalar da região e segue com projeto de restauração em andamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por