O projeto do novo Código Florestal deverá ser votado em plenário no princípio de maio, mais precisamente entre os dias 3 e 4, quando em Uberaba as atenções estarão voltadas para a realização da maior feira de gado zebu do mundo.
O anúncio da data foi feito ontem pelo presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS), que espera até lá que o relator da matéria, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), tenha tempo para fazer os ajustes necessários no texto. "Não temos um acordo definitivo, mas estamos muito próximos disso", afirmou o petista, que aguarda os ministros do Desenvolvimento Agrário (Afonso Florence), Agricultura (Wagner Rossi) e Meio Ambiente (Izabella Teixeira) na Câmara para um último debate sobre o assunto, na semana que vem.
Ao comentar sobre o embate entre ambientalistas e ruralistas, Maia disse não se tratar de uma luta do bem contra o mal, nem tampouco de um combate que resulte em vencedores e perdedores.
Ele distribuiu um documento aos parlamentares pedindo que todos cheguem a um acordo porque não se pode reduzir a discussão do novo Código "a um tolo maniqueísmo". Os deputados federais com base em Uberaba, Paulo Piau (PMDB) e Marcos Montes (DEM), integram a comissão especial que analisa o PL.