
Requerimento que propõe a criação da CEI será lido hoje em Plenário para que o colegiado seja instituído. (Foto/Divulgação)
Com a conquista de nove assinaturas, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) deve fazer, nesta quinta-feira (12), a leitura do Requerimento que solicita a instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar possíveis irregularidades na prestação de serviços da coleta de lixo em Uberaba.
O pedido é de autoria do vereador Tulio Micheli (PSDB). Além dele, assinam o documento os vereadores Thiago Mariscal (PSDB), Marcos Jammal (PSDB), Diego Rodrigues (PDT), Caio Godoi (PP), China (PCdoB), Denise Max (PRD) e Fernando Mendes (Republicanos).
A coleta do lixo em Uberaba é realizada pela concessionária S Ambiental (Sempre Ambiental), que atua no recolhimento, transporte e tratamento de resíduos, com cronogramas que incluem coletas semanais por setor.
O parlamentar justificou que o pedido apresentado em plenário se justifica após a divulgação de informações que apontam uma possível dívida relacionada à coleta de lixo no município. Em janeiro, a concessionária Sempre Ambiental apontou que falhas na cobrança da Tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos (RDO) vêm provocando inadimplência expressiva em Uberaba desde o início da concessão. A diferença acumulada até novembro de 2025 chegava a R$8,85 milhões, o equivalente a aproximadamente 18% da receita tarifária do período.
O vereador Tulio Micheli aproveitou a sessão dessa quarta-feira (11) para agradecer aos colegas que assinaram o pedido para instauração da CEI. “E quero dizer que, mesmo após termos conseguido as assinaturas necessárias para criar a CEI, o Requerimento segue à disposição dos demais colegas que quiserem assinar”, ressaltou.
Nos últimos meses, foram registradas muitas reclamações quanto à prestação de serviço, a ponto de a empresa responsável pela coleta do lixo em Uberaba ser notificada pelo não recolhimento do lixo em diversos bairros desde a semana passada.
A notificação foi feita no sábado (7) pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), que é responsável pelo contrato de concessão que abrange o gerenciamento dos resíduos sólidos em Uberaba e outras sete cidades da região.
A empresa também manifestou que realizou todos os esforços para colocar a prestação de serviço em ordem no menor tempo possível.