(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba fará assinatura, nesta sexta-feira (19), com o Sicoob Credileite, para adoção das praças Carlos Gomes, respectivamente, dentro do programa A Praça é Nossa. A cooperativa de crédito passará a ser responsáveis pela manutenção da infraestrutura, paisagismo e limpeza da praça, enquanto o Município cuida da iluminação pública e faz coleta de lixo.
Em contrapartida, tanto o Sicoob Credileite poderá instalar elementos publicitários no local adotado, sempre acompanhados do brasão oficial do município, respeitando as normas municipais constantes no decreto. O programa tem como meta contemplar 214 praças em 98 bairros.
Durante o programa Pingo do J, da Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo (PSD) falou sobre a assinatura do convênio com a cooperativa de crédito e destacou que a iniciativa é um sucesso. “Hoje, estamos sendo procurados por empresas para adotarem essas praças. E quero destacar aqui o empenho do vice-prefeito Mauricinho de Sá, para o sucesso desse programa”, ressaltou.
A assinatura dos termos ocorrerá em evento aberto à comunidade, na praça Carlos Gomes, que contará com Feira da Agricultura Familiar, das 17h às 21h, e apresentação musical oferecida pela cooperativa.
A parceria prevê a revitalização completa do espaço público, incluindo reforma da quadra, aparelhos de ginástica, bancos, chão de pedra portuguesa e pista de caminhada. A iluminação também será ampliada, com a instalação de novos postes, e um jardim sensorial será implantado para atender pessoas com deficiência visual, em cooperação com o Instituto de Cegos do Brasil Central, sediado no bairro.
Conforme a chefe do Executivo, o programa A Praça é Nossa busca envolver empresas, cidadãos, condomínios e associações de moradores na gestão ambiental da cidade, incentivando a adoção de espaços públicos, como praças, jardins e canteiros. A proposta é valorizar e preservar espaços públicos, transformando-os em áreas de esporte e lazer para a comunidade.
No documento que será assinado pela Prefeitura e Sicoob Credileite, o convênio aponta a possibilidade da adoção de mais de uma praça pelo mesmo interessado. O termo de convênio tem o prazo mínimo de vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme o desempenho do adotante na execução de suas obrigações.
Para adotar o equipamento público é necessário apresentar cópia do documento de identidade; inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência atualizado. Já empresas, condomínios e associações precisam apresentar cópia de Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); Registro Comercial; certidão simplificada expedida pela Junta Comercial do Estado; ato constitutivo e alterações subsequentes ou decreto de autorização para funcionamento, conforme o caso.