Pesquisa Datafolha confirma vantagem do Antonio Anastasia sobre Costa na disputa ao governo de Minas. Levantamento mostra Anastasia com 40% das intenções de voto
Pesquisa Datafolha confirma vantagem do Antonio Augusto Anastasia sobre Hélio Costa (PMDB) na disputa ao governo de Minas. Levantamento mostra Anastasia com 40% das intenções de voto, contra 37% do peemedebista. É a primeira vez que o instituto aponta liderança do tucano O resultado não desanima as lideranças do PMDB, que reforçam a situação como empate técnico.
Segundo o presidente do PMDB/Uberaba, Luiz Humberto Borges, a diferença de três pontos percentuais observada está de acordo com a avaliação dos coordenadores sobre empate técnico. Borges não acredita que os números comprovem a pesquisa Ibope. “O Ibope continua errado porque trazia diferença de 9% entre os dois candidatos. Agora o Datafolha traz um empate técnico. Isso é normal e não traz desânimo”, declara, acrescentando que o comando acertou ao trocar as críticas por ênfase no plano de governo durante programa eleitoral.
O vereador Cléber Cabeludo (PMDB), licenciado para atuar na campanha de Hélio Costa, também defende o empate. De acordo com ele, os tucanos já atingiram o patamar máximo de crescimento, enquanto o peemedebista tem espaço para subir nesta reta final. O bom ânimo é ainda maior por causa da entrada de Lula e Dilma Rousseff no processo eleitoral em Minas. “Existem número alto de indecisos e podemos avançar, Vamos conseguir levar essa eleição no primeiro turno”, reforça.
Conforme a pesquisa Datafolha, o atual governador passou de 36 para 40% na preferência do eleitorado e está tecnicamente empatado com o peemedebista, que oscilou de 39 para 37%. A margem de erro máxima é de dois percentuais para mais ou para menos. Os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Professor Luiz Carlos (Psol), Vanessa Portugal (PSTU), Adílson Rosa (PCO) e Fabinho (PCB) têm 1% das intenções de voto cada um. Votaria em branco 1% e 3% anulariam o voto. Na simulação do segundo turno entre os candidatos Anastasia e Costa, o atual governador atingiu 45% e Costa, 42%. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 70.959/2010.