Reunião realizada na quarta-feira (27) no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba entre o secretário de Educação e Cultura, José Vandir, e os dirigentes do Sindicato dos educadores do Município de Uberaba (Sindemu) traçou as primeiras diretrizes da avaliação do sistema estruturado de ensino adotado este ano nas escolas municipais. A reunião também contou com a participação da subsecretária Mara Denise Bóscolo, da equipe pedagógica da pasta e ainda de representantes do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira – responsável pela metodologia educacional.
De acordo com o presidente do Sindemu, Adislau Leite, a proposta visa a realizar o diagnóstico do sistema estruturado de ensino. Não serão avaliados só os professores. A proposta abrange todos os servidores da Secretaria da Educação e Cultura. “Não haverá a identificação do profissional na avaliação, que também deverá ser estendida aos pais dos alunos”, explica.
Ele avalia a iniciativa como positiva, tendo em vista a forma como está sendo colocada a avaliação, pois afasta o temor da aplicação do intitulado “provão”, do qual o Sindemu se posicionou totalmente contra. Com os resultados obtidos com a avaliação, o dirigente explica que a secretaria, em conjunto com o Colégio Dr. José Ferreira, irá promover as adequações necessárias na proposta educacional.
O encontro, no entanto, não entrou na discussão sobre o piso nacional e a correção das tabelas do Plano de Carreira do Magistério. Conforme explica, a demanda maior de tempo ficou em torno da avaliação, mas as reivindicações foram reiteradas pelo Sindemu. “Nós precisamos sentar urgentemente com o município para definir estas questões”, diz.
Para o secretário, a reunião foi considerada preliminar. “Outros encontros deverão dar andamento na formatação da avaliação”, comenta. Ele adianta que, para dar andamento na iniciativa, foi criada a Comissão Permanente de Educadores da Rede Municipal (Coperme). Ontem, o Porta-Voz publicou a Portaria Interna (n.º19/11), assinada pelo secretário, formalizando a Coperme. A comissão será formada por seis professores, um especialista em Educação, um representante da Associação dos Diretores das Escolas Municipais e um representante do Sindemu.