Continua indefinida a agenda da presidente Dilma Rousseff (PT) para a próxima semana. O assunto ganha mais força com a proximidade da abertura oficial da 77ª ExpoZebu, marcada para a próxima terça-feira (3). A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) não recebeu nenhuma confirmação da presença da petista e, conforme informações da assessoria de comunicação, a vinda da presidente ainda é aguardada.
Em contato com a assessoria da Presidência da República, a reportagem confirmou que Dilma não possui nenhum compromisso internacional marcado para a próxima semana, assim como qualquer viagem dentro do país. Ainda segundo o órgão, não há nada sinalizado em relação a uma possível agenda a ser cumprida em Uberaba.
Porém, a chance de ela comparecer à solenidade oficial ainda é cogitada nos bastidores políticos, principalmente se for levada em consideração a vulnerabilidade da agenda da presidente. Por diversas vezes, desde que assumiu o cargo, muitos compromissos não foram divulgados oficialmente pelo órgão ou incluídos na agenda oficial.
Já o governador Antonio Augusto Anastasia também é presença marcada na solenidade, assim como o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. A ABCZ também recebeu ontem a confirmação da presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, na abertura da feira.
Segundo ele, a ExpoZebu é principalmente uma referência em negócios, além de palco de articulação e reflexão científica e política para as decisões que interessam a diversos setores da cadeia produtiva. Ele também participa, na quarta-feira (4), da reunião de avaliação dos resultados do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pro-Genética).