Dina assumiu após impeachment de Pedro Castillo (Foto/Getty Images)
Dina Boluarte tomou posse como a nova presidente do Peru nesta quarta-feira (7), depois que o Congresso aprovou um pedido de vacância (o equivalente a um processo de impeachment) contra Pedro Castillo.
Nesse contexto turbulento, Boluarte, que até poucas horas atrás era vice-presidente do país, assumiu o cargo após ser empossada no plenário do Congresso, em sessão convocada também nesta quarta.
Assim, ela se torna primeira mulher presidente do Peru e permanecerá no mandato até julho de 2026. É a sexta vez que o país tem um novo presidente em menos de cinco anos.
Na posse, Boluarte pediu uma “trégua política para instalar um governo de unidade nacional” e disse que vai combater a corrupção com o apoio do Ministério Público e da Controladoria.
“Minha primeira medida é enfrentar a corrupção, em todas as dimensões. Vi com repulsa como a imprensa e os órgãos judiciais denunciaram atos vergonhosos de roubo contra o dinheiro de todos os peruanos, esse câncer deve ser erradicado”, pontuou.
Ela chega ao poder depois que Pedro Castillo foi destituído e detido por anunciar fechamento temporário do Congresso, o que é inconstitucional, segundo o consenso dos analistas constitucionais peruanos.
Parte de seu gabinete e outros altos funcionários renunciaram e denunciaram que o presidente perpetrou um golpe de Estado.