Mudança ocorre em meio a críticas pela demora no Plano Diretor e confirma rumores de bastidores
Isabella Nascimento deixa a Seplan, que passa a ser comandada por sua então adjunta, Fúlvia Mendes (Foto/Divulgação)
A prefeita Elisa Araújo (PSD) confirmou as mudanças no primeiro escalão do governo e nomeou a arquiteta e urbanista Fúlvia Mendes como nova secretária municipal de Planejamento (Seplan). A publicação foi feita na edição desta quarta-feira (1º) do Porta-Voz, Diário Oficial do Município.
Leia também: Confirmando rumores, Elisa troca comando da Seplan
Fúlvia, que era secretária adjunta, substitui Isabella Nascimento, responsável pela condução de projetos como a revisão do Plano Diretor Integrado – cuja terceira audiência pública aconteceu no dia 30 de setembro –, o Plano de Mobilidade Urbana, o Circuito Viva o Centro e o projeto de revitalização da rua Artur Machado.
Contexto político
A alteração no comando da Seplan já era comentada nos bastidores políticos desde o início do segundo mandato de Elisa e ganhou força diante de críticas pela demora na finalização do projeto de atualização do Plano Diretor, além de reclamações sobre a morosidade na tramitação de demandas internas.
Havia ainda a intenção da prefeita em dividir a Seplan em duas estruturas – Planejamento e Gestão – tendo Juliana Petek à frente e deixando Isabella Nascimento como adjunta. O projeto de segmentação foi adiado, mas a substituição no comando acabou se confirmando.
Repercussões
O Plano Diretor, um dos principais desafios da pasta, deve passar por análise detalhada de entidades de classe antes de ser votado na Câmara Municipal de Uberaba. O presidente do Sinduscon, Luciano Velludo, defende um estudo mais aprofundado de pontos considerados controversos. Já o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Vinícius Rodrigues, aponta que algumas propostas podem gerar prejuízos ao setor. Agora, caberá à nova gestão da Seplan conduzir as negociações e tentar amenizar os embates.
Estrutura da secretaria
Com a mudança, a engenheira civil Simone Florentino Magnino deixa a Superintendência de Gestão Urbana para assumir como secretária adjunta. O posto de superintendente passa a ser ocupado por Thiago Luiz da Silva Quinaia, servidor da Seplan desde fevereiro deste ano.
Outras trocas
Além da saída de Isabella Nascimento, a gestão de Elisa Araújo já promoveu outras alterações no primeiro escalão em 2025, como nas pastas da Agricultura (Agnaldo Silva), Desenvolvimento Social (Antônio de Sousa Filho), Cohagra (Gledson Morelli) e Codiub (Paulo Fernando Rocha Ventura).