Mateus Simões deve migrar para o PSD (Gil Leonardi/Imprensa MG)
Setores do PSD favoráveis à filiação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), acreditam ser viável tê-lo no partido ainda neste ano. A possível entrada de Simões na legenda presidida nacionalmente por Gilberto Kassab é admitida, inclusive, pelo governador Romeu Zema (Novo). A data da mudança, contudo, não está fechada.
Ainda sem a definição da data para o anúncio do ingresso do vice-governador de Minas ao PSD, a prefeita Elisa Araújo (PSD) disse que está muito feliz com a possibilidade de Mateus Simões integrar a legenda, da qual ela é vice-presidente em Minas Gerais. A chefe do Executivo participou na manhã dessa quarta-feira (1º) da última etapa do Circuito E-Minas de 2025, que ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu).
“Estou muito feliz, espero que ele decida o mais rápido possível (a mudança partidária). Trata-se de uma pessoa muito preparada, conhece todos os processos do governo de Minas, está fazendo o ‘trem prosperar’ e a gente espera que acelere cada vez mais”, ressaltou Elisa Araújo, sobre a vinda de Mateus Simões para o PSD.
Na avaliação da prefeita de Uberaba, a mudança de partido – saída do Novo para o PSD – pelo vice-governador Mateus Simões se deve à avaliação do cenário político no Estado e a um entendimento com o grupo político do qual ele faz parte.
“É uma mudança observando esse cenário eleitoral. Assim como eu fiz a mudança para o PSD. Busquei musculatura, estabilidade dentro de um partido que pudesse agregar, construir e ter um diálogo aberto com outros partidos”, avaliou Elisa.
A avaliação da prefeita de Uberaba coincide com a visão de aliados de Simões quanto a uma mudança para o PSD, que passa pelo entendimento de que o partido fornecerá mais musculatura eleitoral que o Novo. Há, ainda, avaliações que apontam a legenda de Kassab como uma agremiação mais próxima ao centro político, fator importante para atrair votos de eleitores que não se identificam com chapas essencialmente à direita.
Circuito E-Minas. Durante o evento ocorrido na Aciu, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, destacou, durante o painel “Conectando Minas: Foco na Diversificação Econômica”, que o município atraiu mais de R$12 bilhões de investimentos nos últimos anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
A chefe do Executivo ainda lembrou que a cidade tem a única Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da região e o Distrito Industrial V já está saindo do papel. “São muitos investimentos, entre eles a planta de hidrogênio verde, com Uberaba liderando a transição energética”, completou