Enquanto o problema não é solucionado, apenas dois carros estão em circulação para atender o município (Foto/Reprodução)
“Impasse contratual” com a empresa de locação de veículos, segundo a Prefeitura, retirou de circulação a frota de viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba. A situação ocorreu desde a noite de terça-feira (30) e perdurou até o fim da tarde de ontem, o que resultou na dispensa de parte do efetivo por falta de veículos para o trabalho.
Durante a noite de terça-feira e essa quarta-feira (1º), apenas dois veículos estiveram em circulação para atender a cidade. As viaturas locadas permaneceram no quartel, retidas pela locadora, enquanto uma unidade antiga, que foi doada, seguiu em uso exclusivo do comando da corporação.
No início da noite dessa quarta-feira (1º), a Prefeitura de Uberaba, por meio de nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que as viaturas que atendem à GCM voltaram a circular normalmente e que a situação foi regularizada após a solução de um “impasse contratual” entre a Prefeitura e a empresa locadora responsável pelos veículos utilizados pela corporação.
A Secretaria informou ainda que, com a retomada da frota, os serviços da Guarda Municipal seguem em plena atividade, garantindo o apoio às ações de segurança pública e o atendimento à população.
O Jornal da Manhã apurou que, atualmente, a corporação está sem contrato vigente para locação de veículos. O que existia com a Localiza, que ainda fornece os veículos, teria vencido em maio e nem a renovação nem a contratação de outro fornecedor teriam sido providenciadas. Também se apurou que a própria Localiza não estaria mais interessada em locar veículos para a corporação, mas que teria adotado “uma linha de colaboração”.
Criada no ano 2000, a GCM passou a contar com um Quartel-General próprio em 2021. Em 2022, recebeu o reforço de 26 novos veículos locados em sua frota. Já no primeiro semestre de 2025, a corporação registrou mais de 11.911 atendimentos, com 71 indivíduos conduzidos à delegacia e dez capturados com mandados de prisão em aberto.