Protocolo de intenções foi assinado durante evento ontem no gabinete da prefeita Elisa Araújo, na presença do vereador Luizinho Kanecão, do secretário Rui Ramos e do CEO da empresa, Felipe Britto (Foto/Jairo Chagas)
Com previsão de investimento de R$30 milhões para instalação de fábrica de fertilizantes em Uberaba, a empresa Arko Fertilizantes assinou ontem protocolo de intenções com a Prefeitura.
As obras de implantação estão previstas para começar no primeiro semestre do ano que vem.
Segundo o CEO da empresa, Felipe Britto, a fábrica em Uberaba será a terceira unidade da empresa e atenderá o mercado nacional. “Já temos escritório em Uberaba e vai ser fundamental estar no Município com a fábrica. Somos uma empresa que atende todo o Brasil e como Uberaba é o berço de fertilizantes é fundamental a nossa presença aqui”, disse.
Britto explicou que a perspectiva é começar a terraplanagem na área onde será instalada a fábrica entre fevereiro e março de 2023. O cronograma prevê 24 meses para concluir a implantação da unidade em Uberaba. “A gente pode antecipar, mas depende de algumas importações de equipamentos que a gente vai fazer”, manifestou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, acrescentou que agora serão iniciados os trâmites para a aprovação do empreendimento e cessão da área no Distrito Industrial 3. O projeto referente aos incentivos para a empresa deverá ser enviado no início do ano que vem para a Câmara Municipal.
Para o empreendimento, a Arko Fertilizantes receberá uma área de, aproximadamente, 29.500,00 metros quadrados. O projeto é instalar em Uberaba uma fábrica destinada ao refino de fosfórico líquido. A projeção é que a unidade local produza até 100 mil toneladas por ano.
Segundo o protocolo de intenções, durante a obra, serão gerados 80 empregos diretos. Já na entrada em operação da fábrica, devem ser abertos 200 postos de trabalho diretos na cidade.