(Foto/Divulgação)
Ex-juiz da Comarca de Uberaba, Fabiano Rubinger de Queiroz, hoje desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi condecorado com a Medalha Santos Dumont 2025, no grau Prata. A cerimônia foi realizada na Villa Foncã, em Santos Dumont, na Zona da Mata. A honraria reconheceu 130 personalidades e instituições que se destacaram em Minas Gerais e no Brasil.
A cerimônia marcou os 152 anos de nascimento do inventor mineiro Alberto Santos Dumont. Personalidades e entidades foram condecoradas nos graus Ouro, Prata e Bronze.
Entre outros agraciados com a honraria, estiveram o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais Paulo de Tarso Morais Filho e o general de Divisão Adriano Fructuoso da Costa, comandante da 4ª Região de Polícia Militar. A lista inclui desembargadores, juízes, promotores e procuradores, além de autoridades que atuam pelo desenvolvimento de Minas Gerais e do país.
A cerimônia também reconheceu oficiais do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil. Generais, coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, suboficiais, sargentos e comandantes de unidades estratégicas estão presentes na lista, que reconhece a relevância dos setores da defesa e segurança pública para o Estado.
Oradora oficial da medalha, a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), coronel BM Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, destacou a importância da comenda para os homenageados.
Prefeitos e gestores municipais também integram a relação de homenageados, além de profissionais da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e PUC Minas, como pró-reitores, diretores de unidades e professores. Deputados estaduais, dirigentes de órgãos de controle e representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE–MG) também figuram entre os homenageados.
Instituições como a Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), a Fábrica de Nanossoluções (FabNS) e o Instituto Plenum Brasil completam o grupo de agraciados.
Criada em outubro de 1956, a Medalha Santos Dumont celebra o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont, em 23 de outubro de 1906, em Paris. O inventor mineiro é reconhecido como Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
A condecoração pode ser entregue a autoridades políticas, aviadores civis e militares, profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da aviação no país, instituições públicas e privadas, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em navegação aérea.
A honraria é regida por um conselho permanente composto por 22 membros e presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode indicar até quatro nomes por ano.