Cartórios registraram fraco movimento durante o dia de ontem, em que as instituições atenderam em esquema
Cartórios registraram fraco movimento durante o dia de ontem, em que as instituições atenderam em esquema de plantão, funcionando das 12h às 19h. O plano foi montado para os eleitores que precisam de segunda via do título e certidões de quitação eleitoral, haja visto que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu prazo até o dia 23 de setembro para o requerimento.
No montante de serviços prestados pelas quatro zonas eleitorais do município, 26 atendimentos foram anotados no feriado da Independência. Para Rômulo Silva Cunha, chefe do Cartório Eleitoral da Zona 277, o volume baixo na procura por regularização de documentos e orientações se deve à divulgação. Ele ressalta que nem todos os uberabenses têm conhecimento das regras para essa eleição. “A maioria não conhece o último prazo para regularização e outros nem têm conhecimento da exigência do título e documento com foto para votar”, destacou.
Ponto de vista diferente da titular do Cartório Eleitoral da Zona 326, Camila Mendonça Carísio, que fomenta a expectativa de aumento do público mais próximo da data final. De acordo com ela, apesar dos esforços do TSE e equipes dos cartórios na distribuição de panfletos, a população não surpreenderá e deixará para a última hora. “Brasileiro não muda e teremos como consequência as filas e o transtorno por conta da urgência de quem deixou tudo para o prazo final”, acrescentou.
Nesta sexta-feira (10), o Cartório Eleitoral da Zona 277 promove uma ação pública no calçadão da rua Arthur Machado. O objetivo, como revela o responsável Rômulo, é atuar na demonstração de como utilizar a urna no dia da eleição, distribuir colinhas para aqueles que costumam se atrapalhar na hora de guardar os números de seus candidatos e formulários de justificativa para quem estará impossibilitado de exercer a cidadania.